Principais produtos importados pelo Brasil

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

O Brasil depende de diversos produtos importados do exterior (produtos que ele compra feito por outros países). Ao pegar objetos que você tenha próximo, nesse momento, provavelmente você verá que algum deles foi fabricado na China, na Indonésia, nos Estados Unidos da América, Japão ou em algum outro país do mundo. Ou seja, esse produto é importado.

Ao falarmos de importação não falamos apenas de bens físicos (carros, instrumentos musicais, alimentos e outros), falamos também de bens imateriais (ou bens culturais). Por exemplo, pense em quantas séries, desenhos e filmes que assistimos são importados de países como os Estados Unidos, o Japão dentre outros. Quantas músicas que consumimos são produzidas por outros países? A importação de bens culturais estrangeiros, especialmente dos Estados Unidos, mas também de países europeus é bem importante em nossa economia desde muito tempo.

Durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2020, foi fartamente noticiado o quanto havia uma grande preocupação pela necessidade de importação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscaras e luvas, de respiradores para os leitos de UTI e até mesmo de alguns medicamentos e possíveis vacinas que teriam que ser importadas.

Não se deve entender que, ao importar um produto, o Brasil não o produza também. Por vezes a produção nacional é insuficiente para suprir a demanda do mercado interno (como no caso do petróleo) e por vezes é mais barato fabricar no exterior aquele produto ao invés de produzir por aqui, mesmo que seja em um país que não costume consumir aquele produto (é o caso de instrumentos musicais, produtos elétricos e eletrônicos, bem como outros bens de consumo duráveis ou não).

O petróleo é o principal produto importado pelo Brasil, apesar de ser um país que produz autossuficiente e até exporta petróleo. Isso se dá por conta de existirem vários tipos de óleo e apesar de o Brasil possuir refinarias, elas são insuficientes para atender as demandas do mercado interno e elas foram projetadas para refinar o petróleo importado, diferente do brasileiro, fazendo com que poucas sejam capazes de refinar o petróleo nacional.

Assim como no caso do Petróleo, em muitos outros produtos (principalmente agrícolas), o Brasil costuma vender matéria-prima, bruta, não processada e importar ela depois de industrializada. O que, naturalmente, tende a gerar um desequilíbrio na balança comercial, já que os produtos processados tendem a ter um maior valor agregado.

Os produtos elétricos e eletrônicos estão também entre os principais produtos de importação. Alguns alimentos também precisam ser importados pelo Brasil, como o trigo que a produção nacional não consegue suprir toda a demanda do mercado interno.

Veja uma lista dos principais produtos importados pelo Brasil:

  1. Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos);
  2. Adubos e fertilizantes químicos
  3. Equipamentos de telecomunicações
  4. Válvulas e tubos, diodos, transistores
  5. Obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns
  6. Partes e acessórios de veículos
  7. Petróleo cru (não refinado)
  8. Plataformas e embarcações

Leia também:

Arquivado em: Economia, Geografia