Contorcionismo

O contorcionismo ou contorção é a forma de acrobacia que envolve flexões e torções no corpo humano.

Contorcionistas. Foto: Alan Bailey / Shutterstock.com

Contorcionistas. Foto: Alan Bailey / Shutterstock.com

A prática do contorcionismo é desenvolvida em espetáculos de circo, é a arte de maravilhar as pessoas através do corpo. É amplamente conhecido e admirado em todo mundo desde a antiguidade. A base desta arte está na capacidade de dobrar articulações de modo incomum, ou seja, muito mais do que uma pessoa pode dobrar.

Antigamente era constantemente encontrado em ilustrações e esculturas no Egito, Grécia e Roma. Isto traz referências de que esta prática era realizada desde o começo destas civilizações. O circo romano foi um dos impulsos para que o contorcionismo continuasse até os dias atuais. Antigamente as pessoas que praticavam o contorcionismo eram vistas com estranhamento e até comparadas com animais. Hoje é um dos maiores espetáculos de circo.

 

A contorção é uma arte circense que se destacam tanto os homens quanto as mulheres, é uma arte que tem como objetivo mostrar a flexibilidade do corpo humano. Segundo um estudo da Universidade de Hertfordshire (Inglaterra), essa flexibilidade está ligada à genética dessas pessoas. As crianças que começam a desenvolver a flexibilidade desde os 7 anos podem atingir um excelente desempenho. Após os treze anos é mais difícil conseguir um resultado satisfatório.

Os contorcionistas desafiam o corpo fazendo e desejando as posições mais impossíveis de serem feitas. Entre os movimentos estão:

  • Contorções frontais: é o exercício que o artista realiza flexionando o tronco sobre as pernas estendidas, ou mesmo colocando as duas pernas atrás do pescoço.
  • Contorções caudais: é o ato de colocar os pés na cabeça, realizando extensões de tronco e quadril. Esta categoria é a mais conhecida que pode ser vista em circos.
  • Caixas: o contorcionista tem a capacidade de dobrar o corpo dentro de uma caixa muito pequena colocando a cabeça entre os joelhos.

Os números de contorcionismo não são baseados apenas na flexibilidade, mas também misturam números de dança, humor, malabarismo e até efeitos especiais.

Os contorcionistas hoje apresentam seus espetáculos de forma que se torne agradável para o público assistir, eles buscam formas perfeitas e harmônicas.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contorcionismo
http://nolimits.terra.com.br/2009/08/a-primeira-vista-eles-parecem-feitos-de-borracha/

Arquivado em: Educação Física