Tecnécio

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

No bloco “d” da Tabela Periódica encontramos os metais de transição. Neste bloco estão todos os elementos químicos metálicos que não possuem seus subníveis eletrônicos “d” completos e por isso tendem a formar cátions, que são íons de carga positiva.

Entre os metais de transição está o Tecnécio, um elemento químico de símbolo “Tc” e pertencente ao grupo 7 da tabela periódica. Seu nome deriva do grego “technikos” que significa algo artificial. Este elemento foi o primeiro a ser sintetizado em laboratório e suas principais características são:

  • metal radioativo;
  • coloração cinza-prateado;
  • Número Atômico (Z): 43;
  • Massa atômica (A): 98 u.a.;
  • Apresenta-se sólido à temperatura ambiente;

O tecnécio não é encontrado na superfície terrestre, foi obtido pela primeira vez na Itália através do bombardeamento de Molibdênio por nêutrons. Pode ser encontrado aparentemente na composição de algumas estrelas.

O Tc99 é um subproduto da fissão do Urânio e, portanto, bastante radioativo.

O tecnécio possui restrita aplicação como no caso de algumas ligas metálicas de aço a fim de prevenir o processo de oxidação. Aproximadamente 30 compostos contendo tecnécio são utilizados na Medicina Nuclear em exames diagnósticos de disfunções de alguns órgãos.

Arquivado em: Elementos Químicos