Arthur C. Clarke

Graduada em Letras - Literatura e Língua Portuguesa (UNIABEU, 2015)

Arthur Charles Clarke nasceu no ano de 1917, em Minehead, Reino Unido. Desde criança demonstrava interesse em ciência, porém não possuía recursos suficientes para seguir carreira universitária.

Durante sua participação na Segunda Guerra Mundial, alistado na Royal Air Force, teve contato com a tecnologia de radar.

O escritor britânico, inventor autodidata, e autor de novelas e diversas histórias de ficção científica, tinha como tema em destaque a presença de reflexões de cunho filosófico em suas obras.

Durante a guerra, Arthur publicou suas primeiras histórias com tema de conquista espacial. Em 1945, escreveu e publicou um artigo, em que previa com detalhes o uso de um sistema de satélite para telecomunicações. Seu artigo foi recebido com ceticismo por especialistas da área.

Nos seus primeiros anos como escritor, Clarke fez uso de dois pseudônimos em algumas ocasiões, sendo eles Charles Willis e EG O’Brien.

Baseado em seu conto “O Sentinela”, de 1951, Stanley Kubrick preparou o roteiro do filme de ficção científica “2001: Uma Odisseia no Espaço”, que também aparece em forma de livro posteriormente. A história escrita por Arthur insistia na aparição de mentes superiores que, mesmo de fora de nossa galáxia, se tornaram indiretamente presentes na história da humanidade.

Enquanto começava a ser reconhecido como autor do gênero ficção científica, desenvolveu interesse na exploração submarina do Ceilão, que hoje é o atual Sri Lanka. Suas experiências neste campo foram relatadas numa série de livros.

Depois de receber um prêmio em 1980, foi diagnosticado com uma doença degenerativa do sistema nervoso que o impedia de escrever. Ainda assim, em 1989, Arthur publicou “Amazing Days: uma autobiografia de ficção científica”.

Arthur Charles Clarke faleceu aos 91 anos, em 2008, em Colombo, no Sri Lanka.

Principais obras:

  • 2010  Uma Odisseia no Espaço II
  • 3001 A Odisseia Final
  • A Sombra do Tempo
  • O Vento Solar
  • A Idade de Ouro

Referências:

Biografías y Vidas. Disponível em: <http://www.livronautas.com.br/ver-autor/404/arthur-c-clarke>

A História. Disponível em: <http://www.ahistoria.com.br/biografia-de-arthur-c-clarke-resumo/>

Livronautas. Disponível em: <http://www.biografiasyvidas.com/biografia/c/clarke_arthur.htm>

Arquivado em: Biografias, Escritores