Santiago de Compostela

Com sua localização na região noroeste da Espanha, Santiago de Compostela é um município e capital da Galiza, uma comunidade autônoma. Fora isso, integra a Corunha, que é uma província espanhola; e faz parte da comarca de Santiago. Com 220 quilômetros quadrados referentes à área, a cidade apresenta densidade demográfica de 434,9 habitantes por km² e mais de 90.000 habitantes em seu território.

santiago compostelaSantiago de Compostela é internacionalmente conhecida por ser um dos maiores destinos de peregrinos cristãos, sendo que sua popularidade no que se refere ao culto religioso só é superada por Jerusalém e Roma. A fundação do município ocorreu em meados do século IX e seu legado clerical deve-se à presença de construções como o túmulo de um dos apóstolos que estiveram na companhia de Jesus Cristo, Santiago Maior, e a Catedral de Santiago, edificação com elementos do barroco.

Geralmente, o túmulo de Santiago Maior demarca o final do caminho dos peregrinos que visitam a cidade. Os percursos seguidos pelos religiosos no território da cidade são chamados de Via Láctea ou Caminhos de Santiago, estendendo-se através da parte ocidental do continente europeu por muitos quilômetros.

Na década de 1980, o centro histórico de Santiago de Compostela foi incluso pela UNESCO nas áreas consideradas como Patrimônio Mundial. Ainda naquela década, foi acrescentado nessa lista o Caminho de Santiago, já categorizado pelo Conselho da Europa como primeiro itinerário cultural do velho continente. No ano 2000, a cidade foi uma das capitais da cultura europeia.

Santiago de Compostela está situada a 70 km ao sul de Corunha, 100 quilômetros de Ourense (noroeste), 65 quilômetros de Pontevedra (norte) e 115 quilômetros do limite português do território de Valença. Por ser capital da Galiza, a cidade é sede da Junta de Galiza (governo) e dos parlamentos galegos da região. Fora isso, o município é um grande centro universitário, pois apresenta uma instituição de ensino que teve sua fundação no ano de 1495 e, durante os anos de 2011 e 2012, apresentava cerca de 28 mil estudantes matriculados.

O clima de Santiago de Compostela é do tipo úmido e oceânico, apresentando temperaturas agradáveis durante todo ano, com média de cerca de 15°C ao ano, 8°C durante o inverno e na faixa de 25 a 27°C na temporada de verão. A cidade tem uma precipitação anual que varia na faixa de 700 a 800 mm concentrados no período de inverno, que diminui durante a primavera e o outono.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_de_Compostela
http://www.santiagoturismo.com
http://www.viajenaviagem.com/2013/08/viajosfera-no-caminho-de-santiago-de-compostela/
http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/espanha-santiago-de-compostela

Arquivado em: Espanha