Vitória

Ouça este artigo:

Vitória é município e capital do Estado do Espírito Santo. Está localizada na Região Sudeste do país, sendo sua maior parte fixada em uma ilha, a “A Ilha de Vitória” (as outras duas capitais localizadas em ilhas são a de Florianópolis (SC) e São Luís (MA). De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, o número de habitantes chega a 369 mil.

A cidade foi fundada pelos colonizadores portugueses em 1551 e era conhecida como Vila Nova do Espírito Santo. O local também era disputado por três grupos indígenas – os goitacás, os aimorés e os tupiniquins. Sua área total corresponde a 97,123 km².

O município é o quarto mais populoso do Espírito Santo. Possui o 5º melhor índice de desenvolvimento humano do Brasil. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) considerou a 2ª melhor cidade para se viver no país.

A capital apresenta 40% do território coberto por morros, dificultando o crescimento das áreas urbanizadas. Limitando-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, Serra e Cariacica. A cidade é cercada pela Baía de Vitória e é uma ilha fluviomarinho. Outras 34 ilhas e uma parte continental também fazem parte do município.

O clima é considerado tropical, com temperatura média anual de 25º C. As temperaturas podem variar no inverno, podendo chegar a 30º C em época de grande seca, e 20º C quando acontece tempestades.

A economia está baseada principalmente no setor terciário, especialmente em atividades de administração pública, comércio e serviços logísticos. As atividades portuárias também contribuem fortemente para fonte de renda da população.

Entre os pontos turísticos destacam-se a Praia de Camburi, Convento da Penha, Parque Pedra da Cebola, Parque Botânico Vale, Museu Vale, Casa Porto das Artes Plásticas, Igrejas, Teatros e diversos outros.

A panela de barro de Goiabeiras e as receitas de torta e moqueca são destaques da identidade local. O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro.

As principais atrações culturais são a Festa do Divino Espírito Santo, o Congo de Máscaras (festa folclórica), Festa de Nossa Senhora da Penha, Festa de São Benedito, entre outros.

Arquivado em: Espírito Santo