Florianópolis

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Florianópolis é a Capital do Estado de Santa Catarina, localizada na Região Sul do Brasil. Foi fundada em 23 de março de 1726, quando tornou-se independente. O município possui uma população de 516.524 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021.

A cidade apresenta alta qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com o Programa das Nações Unidas (PNUD).

Florianópolis além de se destacar pela qualidade de vida, é conhecida por suas belas praias, natureza diversificada e pontos turísticos.

A economia do lugar está baseada principalmente na Tecnologia da Informação, no Turismo e Serviços. O símbolo da cidade é a Ponte Hercílio Luz, construída em 1926.

O artesanato da capital é conhecido principalmente pelas peças de renda de bilro, tapeçarias e outros trabalhos manuais. O folclore reúne danças como o Pau de Fitas e do Cacumbi; Cantoria, Culto e Festa do Divino Espírito; Festa do Boi de Mamão, Santíssima Trindade, Terno de Reis, Juninas, entre outras.

A “ilha da magia” ficou assim conhecida por suas histórias de bruxas, lobisomens e outros seres lendários, contadas por pescadores e população da região. Florianópolis possui uma vasta coleção de contos, canções e costumes trazidos principalmente por açorianos. A culinária também é diversificada, com destaque para os peixes, crustáceos e moluscos.

A cultura é bem variada devido a colonização de diversos imigrantes, especialmente, os açorianos, que desembarcaram na ilha em 1748 durante as grandes navegações. O povoamento se deu início com a chegada do bandeirante Francisco Dias Velho junto com sua família, por volta de 1673. No entanto, os primeiros habitantes da localidade foram os índios tupis-guaranis. Levando em consideração ainda civilizações mais antigas, existem indícios da presença do “Homem de Sambaqui”, onde registros datam 4800 a.C. A ilha possui inscrições rupestres espalhadas por várias praias da região. Entre outras civilizações antigas também estão os indígenas tapuias e os povos do tronco linguístico tupi – da Amazônia.

Originalmente foi chamada de “Ilha de Santa Catarina”, depois “Nossa Senhora do Desterro” e consequentemente apenas “Desterro”. Recebeu o nome de Florianópolis em 1894, em homenagem ao presidente da república da época, Marechal Floriano Peixoto. A alteração foi realizada pelo governador do Estado Hercílio Luz.

A população desterrense resistiu à mudança do nome da cidade, cujo presidente mandou o exército para quebrar essa resistência. Com o fato ocorrido, centenas de pessoas foram mortas em confronto. A “Chacina de Anhatomirim” ou “Tragédia de Desterro” ficou conhecida pelo assassinato de diversos líderes na fortaleza militar da Ilha de Anhatomirim, localizada no norte da Ilha de Santa Catarina.

Florianópolis é uma das três capitais do Brasil localizadas em ilhas (as outras duas são de Vitória e São Luís). Está situada ao leste de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Maior parte de seu território (97,23%) permanece na ilha, com restante situado de forma paralela ao continente (que é separado por um estreito canal).

A área total do município incluindo continente é de 675,41 km². O litoral reúne várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. O relevo é formado por cristas montanhosas e descontínuas, atuando como divisor de águas da ilha.

O ponto mais alto da ilha é morro do Ribeirão, com 532 metros de altitude. Montanhas, planícies e dunas que se formam com os ventos estão localizadas ao leste e noroeste.

A maior lagoa de água salgada é a Lagoa da Conceição e a de água doce, Lagoa do Peri.

O clima em Florianópolis é subtropical úmido, com temperatura média anual de 21ºC. Os meses mais frios a média é de 13ºC e no verão os meses mais quentes 29ºC.

Arquivado em: Santa Catarina
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: