Sérvia e Montenegro

Situada na região dos Balcãs, o estado federal de Sérvia e Montenegro foi desfeito em 2006 após votação que determinou a criação da República da Sérvia e República de Montenegro. Considerado o último país a conversar vestígios da extinta Iugoslávia, a nação fazia fronteira com Hungria, Romênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, com o Mar Adriático, Croácia, e Bósnia e Herzegovina.

O território que abrigava as regiões da Sérvia e de Montenegro tinha o nome de República Federal da Iugoslávia até o ano de 2003, quando se tornou a nação Sérvia e Montenegro. Porém, três anos depois, houve uma votação em Montenegro pela independência do país. Com 55,5% dos votos, Montenegro separa-se da Sérvia e torna-se um país independente e reconhecido pela União Europeia (UE). Assim originam-se os estados independentes da Sérvia, que tem Belgrado como capital, e Montenegro, que tem Podgorica como capital.

Um dos acontecimentos marcantes que ocorreu no plano desportivo foi durante a Copa do Mundo de 2006 da FIFA (Fédération Internationale de Football Association). Naquela edição do torneio, o país tinha conseguido de classificar nas eliminatórias europeias. Quando teve início a Copa, Servia e Montenegro tinham sido separadas há apenas um mês, mas como os jogos ocorreram depois das declarações de independência, foi formada apenas uma equipe. Somente 2 jogadores da equipe eram montenegrinos. Após o final da Copa do Mundo, vencida naquele ano pela Itália, as federações das duas nações separaram os times de futebol no intuito de disputar outros competições utilizando apenas o nome e brasão de seus respectivos países.

Dados

A nacionalidade dos nascidos em Sérvia e Montenegro é servo-croata. O país tinha como cidades principais: Belgrado, Novi Sad, Nis, Kragujevac e Pristina. O idioma falado no território era o sérvio, além de dialetos regionais. No campo religioso, a maioria era de católicos (70%). Os ortodoxos cristãos vinham em segundo lugar com 64%, seguidos pelos islâmicos (19,3%), católicos (6%), e outras religiões.

A moeda utilizada no país era o Dinar Sérvio e o Euro. A agricultura era movida pelo milho, trigo, beterraba e batata. Já a pecuária tinha bovinos, suínos, ovinos e aves como carros-chefes. Naquela época, os principais parceiros comerciais de Sérvia e Montenegro eram: Itália, Federação Russa, Macedônia, Alemanha, Bósnia-Herzegovina.

Fontes:
http://www.portalbrasil.net/europa_serviaemontenegro.htm
http://www.infopedia.pt/$servia-e-montenegro
http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/servia-e-montenegro-jogos-olimpicos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Federal_da_Jugosl%C3%A1via

Arquivado em: Europa