Cordocentese

A cordocentese trata-se de um exame de diagnóstico alternativo, realizada durante o período gestacional (após os 18 semanas de gestação), capaz de detectar a presença de alterações cromossômicas no feto, anemias, plaquetopenias e certas doenças, como rubéola e toxoplasmose tardia.

Para a realização da cordocentese, com a paciente em decúbito dorsal horizontal, o médico aplica anestesia local e, guiado por imagens ultrassonográficas, insere uma agulha até o cordão umbilical, recuperando uma pequena amostra de sangue fetal. Esta, por sua vez, será encaminhada ao laboratório para análise. Durante a realização do exame existe a possibilidade da paciente sentir cólica suave.

Embora este teste consiga detectar anormalidades cromossômicas e alguns distúrbios do sangue, o mesmo não consegue medir a severidade desses transtornos. Este teste também não permite identificar defeitos do tubo neural.

Uma vez que se trata de um exame invasivo, oferece riscos à gravidez, podendo ocasionar aborto espontâneo, além de perda de sangue no local da punção, infecção, queda da frequencia cardíaca fetal e ruptura prematura das membranas. Portanto, é realizado somente em casos extremamente necessários, quando o diagnóstico necessário não pode ser obtido por meio da amniocentese, ultra-sonografia ou os resultados dos mesmos foram inconclusivos.

É importante que pacientes que apresenta problemas de coagulação ou que estão tomando algum fármaco anticoagulante, comunique ao médico antes de agendar o exame.

Fontes:
http://laboratoriogene.info/DXPN/Cordocentese.htm
http://www.tuasaude.com/cordocentese/
http://www.gestarcmf.com.br/site/exames-diagnosticos/cordocentese
http://www.mayoclinic.com/health/percutaneous-umbilical-blood-sampling/MY00147
http://www.americanpregnancy.org/prenataltesting/cordocentesis.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos