Eletroencefalografia

Por Diego Marques Moreira

Mestre em Neurologia / Neurociências (UNIFESP, 2019)
Especialista em Farmácia clínica e atenção farmacêutica (UBC, 2019)
Graduação em Farmácia (Universidade Braz Cubas, UBC, 2012)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A eletroencefalografia ou o eletroencefalograma ou simplesmente EEG como também é chamado é um exame de extrema importância capaz de analisar a atividade elétrica cerebral espontânea, onde através da atividade apresentada, é possível identificar doenças e distúrbios do sistema nervoso central e possíveis alterações que possam ser risco ao paciente. Os dados eletroencefalográficos são captados através de eletrodos posicionados sobre o couro cabeludo, que são capazes de medir a atividade elétricas de células neuronais detectando variações que podem indicar patologias específicas.

Por ser um exame não invasivo e indolor pode ser realizado por diversos indivíduos em idades e condições patológicas diferentes, não possuindo contraindicações desde que não haja impedimentos no posicionamento dos eletrodos no couro cabeludo. Graças à tecnologia a qualidade das informações são cada vez maiores permitindo o avanço no diagnósticos de diversas patologias e também na aplicação de diferentes técnicas terapêuticas.

Como dito acima, o EEG é o teste capaz de avaliar a atividade cerebral através dos impulsos elétricos gerados pelos neurônios, sendo possível comparar essa atividade em casos normais e casos patológicos. Esses impulsos elétricos emitidos pelos neurônios são captados, amplificados e depois registrados por meio de eletrodos, que emitem o registro para o aparelho de EEG. Esse exame é dividido em EEG clínico, ocupacional e com mapeamento cerebral. No EEG clínico o foco é a investigação de problemas relatados pelos pacientes a questões relacionadas ao sistema nervoso central, o EEG ocupacional visa avaliar as atividades cerebrais de trabalhadores que assumirão qualquer atividade de risco na empresa e o EEG com mapeamento cerebral envolve o processamento dos sinais cerebrais para identificação de doenças e problemas neurológicos complexos, esse exame contém informações de imagem que possuem os locais do cérebro com descargas elétricas irregulares, portanto é mais preciso do que os outros tipos de EEG.

As anormalidades que geralmente são procuradas ao solicitar um EEG estão relacionadas à epilepsia, porém além da investigação das diversas condições neurológicas que a epilepsia pode causar também é possível investigar outros problemas relacionados tanto a medula espinhal quanto outras regiões do sistema nervoso, é possível também detectar alterações na qualidade do sono, hemorragias, presença de tumores, mortes teciduais causadas pelo acidente vascular cerebral, uso de drogas de abuso, diversos tipos de cefaléia, edema cerebral e além do diagnóstico destas doenças, o exame também possibilita um acompanhamento posterior, avaliando a resposta ao tratamento e o controle após a retirada da medicação.

Apesar de ser um exame capaz de mostrar diversas alterações e ter a sensibilidade aumentada para o diagnóstico de anormalidades epileptiformes, existem algumas limitações para a realização deste exame um dos motivos é o tempo de duração que pode interferir em algumas alterações que possam ser apresentadas pelo paciente, em casos como nas anormalidades epileptiformes o registro pode constar normalidade, não apontando alterações, dificultando assim o diagnóstico.

Para o preparo do exame é necessário a privação do sono na noite anterior o maior tempo possível, sendo indicado dormir no máximo quatro horas, a utilização de medicamentos não pode ser alteradas, o paciente deve sair bem alimentado de casa, não deve utilizar lentes de contato durante o exame e é recomendado que o paciente esteja na presença de um acompanhante no dia de realizar o EEG. Os cabelos devem estar lavados e secos, e não podem conter gel, mousse ou laquê, no caso de tinturas é necessário aguardar o prazo de 48 horas para realizar o exame.

Referencias:

https://www.einstein.br/especialidades/neurologia/exames-tratamentos/eletroencefalograma

https://portaltelemedicina.com.br/blog/eletroencefalograma-com-laudo-como-agilizar-diagnosticos

https://www.fleury.com.br/exames/eletroencefalograma

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!