Exame de Fezes

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O exame de fezes engloba as análises macroscópicas, microscópicas e bioquímicas para pesquisar possível presença de sangramento gastrointestinal, distúrbios hepáticos e dos ductos biliares e problemas de malabsorção, bem como a presença de parasitas e bactérias patogênicas.

Este exame é recomendado em determinadas situações, como:

Os exames de fezes normalmente realizados são: protoparasitológico, cultura de fezes, pesquisa de sangue oculto, pesquisa de Isospora sp. e Cryptosporidium sp., pesquisa de gordura, pesquisa de Enterobius vermiculares.

Protoparasitológico

Este tipo de exame de fezes é feito para pesquisa de helmintos e protozoários nas fezes.

O paciente deve evacuar em um recipiente limpo e seco e transferir uma porção das fezes que acabou de liberar para o frasco coletor, tomando cuidado para não ultrapassar a metade do deste. O paciente não deve fazer o uso prévio de laxantes ou supositório. O material deve ser mantido sob refrigeração.

Coprocultura (Cultura de Fezes)

O paciente deve colher a amostra num recipiente adequado, contendo o meio de transporte Cary Blair e enviar ao laboratório até 24 horas após a colheita. Apenas introduzir o swab nas fezes recém evacuadas e transpor este para o meio em questão. O material não deve ser refrigerado e o paciente não deve fazer o uso de laxantes.

Pesquisa de Sangue Oculto

Três dias antes da realização do exame, é necessário que o paciente inicie uma dieta livre de carnes e seus derivados, bem como alimentos coloridos e que possuam alta atividade de peroxidase, especialmente beterraba, espinafre, rabanete, nabo, brócolis, maçã, banana, couve-flor e melão. O paciente também não deve usar fármacos irritantes da mucosa gástrica, como antiinflamatórios corticóides, aspirina, ferro e vitamina C.

Outra precaução que deve ser tomada é evitar o sangramento gengival durante a higiene bucal, e também, nos casos de hemoptise (sangramento nasal) ou sangramento anal, a coleta deverá ser evitada.

No terceiro dia de dieta, o paciente deve colher uma amostra de fezes e enviar ao setor de coleta no mesmo dia ou, no máximo, até o dia seguinte, desde que o material fica sob refrigeração.

Pesquisa de Isospora sp. e Cryptosporidium sp.

Neste tipo de exame de fezes o paciente precisa evacuar em um recipiente limpo e seco e passar uma porção do material, por conseguinte, para o frasco coletor, tomando cuidado para não ultrapassar a metade do frasco.

Pesquisa de Gordura (Sudam III)

O paciente deve evacuar em recipiente limpo e seco, transferindo, subseqüentemente, o material emitido para o frasco coletor, não devendo ultrapassar a metade do frasco. As fezes devem ser mantidas sob refrigeração até serem enviadas ao laboratório.

O exame metamucil contraste interfere no resultado da pesquisa de gordura nas fezes, devendo-se esperar uma semana para a realização do exame.

Pesquisa de Enterobius vermiculares

A colheita das fezes deve ser feita pela manhã, sem que o paciente tenha realizado a higiene anal naquele dia. Este deve utilizar uma fita adesiva de 10 cm, transparente, contornando-a no fundo de um tubo de ensaio deixando a parte da cola externamente. Os glúteos devem ser afastados para expor o ânus e a fita deve ser aplicada diversas vezes na região perianal. A região aderente da fita deve ser colada em uma lâmina, evitando que se formem bolhas de ar e pregas. Por conseguinte, a lâmina deve ser identificada e enviada ao laboratório.

O uso de supositórios e fármacos de administração tópica pode interferir no resultado.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20180713011223/http://www.prefeitura.sp.gov.br:80/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/assistencialaboratorial/Coleta_Laboratorial_Cap3.pdf
https://web.archive.org/web/20130725191727/http://examesdelaboratorios.com.br/exame-de-fezes-completo.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!