Questões da prova Acafe 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Sobre o texto 1, é correto o que se afirma em:


Questão 2:

Relativamente ao texto 1, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 3:

Sobre o texto 2, é correto o que se afirma em:


Questão 4:

Considerando o que está dito no texto 2, assinale a alternativa correta.


Questão 5:

Sobre concordância verbal e nominal, assinale a alternativa correta.


Questão 6:

Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português padrão.


Questão 7:

Considerando o termo destacado na frase e a relação de sentido explicitada entre parênteses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 8:

Reorganize as frases de modo a constituir dois parágrafos que tenham adequado ordenamento e unidade textual. O texto inicia com as frases do item IV.

I - À primeira vista, esse controle parece benéfico. Contudo, a redução drástica do preço de alguns produtos, como aconteceu com a energia elétrica, cria uma bola de neve que irá estourar no futuro, pois cria dívidas que serão pagas pelo povo.
II - A título de comparação, em 2012, a inflação dos administrados foi de 3,7%, e dos livres foi de 6,6%.
III - Esse peso de preços administrados é grande, segundo vários economistas, especialmente quando o governo exerce tanto controle sobre determinados produtos, como ocorreu em 2013 (leia-se tarifas de ônibus, motivo “principal” dos protestos de junho do ano passado, e o preço da gasolina, entre outros).
IV - A inflação brasileira é dividida em preços livres e administrados. Livres são aqueles regulados pelo próprio mercado, como os ligados aos produtos de alimentação, por exemplo.
V - No caso, tudo indica que essa bola estourará no ano que vem. Como diz Nathan Blanche, um dos mais respeitados economistas do país, basta comparar com uma empresa.
VI - Esse controle, de acordo com Balassiano, fez com que a inflação dos administrados fosse de “apenas” 1,5%, enquanto a inflação dos livres ficou acima de 7%.
VII - “Se uma empresa começar a vender produtos abaixo do preço de custo ela quebra. Governo não quebra, pois emite moeda e dívidas, que o povo irá pagar no futuro.”
VIII - Estes têm um peso próximo de 75% no PIB. Já os preços administrados, como gasolina, energia, água e esgoto, transporte público etc., têm peso próximo de 25%.

CARREIRO, M. N. 2015 será o ano de reajustes da economia brasileira. Entenda o porquê.
Disponível em: http://www.jornalopcao.com.br/reportagens/2015-sera-o-anodos-reajustes-para-economia-brasileira-entenda-o-porque-7027/. Acesso em: 22/08/2015. Fragmento adaptado.

A sequência correta é:


Questão 9:

As línguas naturais variam de região para região e variam na mesma comunidade.

Levando isso em consideração, os estereótipos e as marcas linguísticas regionais do português falado no Brasil, correlacione os textos com a fala de cada um dos assaltantes.

( 1 ) assaltante paulista
( 2 ) assaltante cearense
( 3 ) assaltante gaúcho
( 4 ) assaltante mineiro
( 5 ) assaltante baiano

( ) “Ô sô, preste atenção. Isso é um assalto, uai! Levanta us baço e fique quietim que é mió prucê. Esse trem na minha mão ta cheio de bala... Mió passá logo os trocado que eu num to bão hoje. Vai andando, uai! Chispa daqui!!! Tá esperando quê, sô?!”
( ) “Ô meu rei... Isso é um assalto... Levanta os braços, mas não se avexe não... Se num quiser nem precisa levantar, para num ficar cansado. Vai passando a grana, bem devagarzinho. Num repara se o berro está sem bala, mas é para não ficar muito pesado.”
( ) “Ei, bixim... Isso é um assalto! Arriba os braços e num se bula nem faça munganga... Passa vexado o dinheiro senão eu planto a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da molesta...”( ) “Isto é um assalto! Erga os braços! Porra, meu... Passa logo a grana, meu. Mais rápido mais rápido, meu, que eu preciso pagar o mano que me passo o bilhete para o jogo do curintia, meu. Pô, agora se manda, meu, vai... vai.”
( ) “O guri, ficas atento... isso é um assalto. Levanta os braços e te aquieta, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa os pilas pra cá! Trilegal! Agora, te manda, tá?”

Fonte: FREITAG, R. M. Ko; LIMA, G. de O. S. Sociolinguística. Centro de Educação a Distância – UFS: 2010. p. 24-25. Adaptado.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 10:

Assinale o texto cuja redação é a mais adequada à norma padrão da língua portuguesa.


Páginas: [1] 2 3 4