Questões da prova Acafe 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Leia o texto a seguir.

“João Romão, depois de serrazinar na venda com os caixeiros e com a Bertoleza, tornou ao pátio da estalagem queixando-se de que tudo ali ia muito mal. Censurou os trabalhadores da pedreira, nomeando o próprio Jerônimo, cuja força física aliás o intimidara sempre. ‘Era um relaxamento aquela porcaria de serviço! Havia três semanas que estava com uma broca à toa, sem atar, nem desatar; afinal aí chegara o domingo e não se havia ainda lascado fogo! Uma verdadeira calaçaria! O tal seu Jerônimo, dantes tão apurado, era agora o primeiro a dar o mau exemplo! perdia noites no samba! não largava os rastros da Rita Baiana e parecia embeiçado por ela! Não tinha jeito!’ Piedade, ouvindo o vendeiro dizer mal do seu homem, saltou em defesa deste com duas pedras na mão, e uma contenda travou-se, assanhando todos os ânimos. Felizmente, a chuva, caindo em cheio, veio dispersar o ajuntamento que se tornava sério.”

Considerando a linguagem, o contexto sócio-histórico, as personagens e o estilo, o fragmento de texto acima pertence à obra:


Questão 12:

Identifique na primeira coluna as opções que preenchem corretamente as lacunas dos textos da segunda coluna.

( 1 ) O Tempo e o Vento; Terra e Cambará
( 2 ) Bentinho; Capitu
( 3 ) Euclides da Cunha; Canudos
( 4 ) Vidas Secas; Sinhá Vitória
( 5 ) Iracema; ema selvagem

( ) Na análise de ___________, cujo autor é Graciliano Ramos, destaca-se o papel feminino na trama. __________ quer uma vida melhor, e é por causa de seus sonhos que a família avança e conquista condições melhores. “Ela quer uma vida melhor e expressa isso no desejo de ter uma cama, onde ela possa deitar e não sentir dor”.
( ) A trilogia ___________, do escritor Érico Veríssimo, é uma obra contextualizada no estado do Rio Grande do Sul. O romance representa a história do estado gaúcho, de 1680 até 1945 (fim do Estado Novo), através da saga das famílias ________________ .
( ) É a Natureza que serve para pintar ________, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que as asas da graúna, mais longos do que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso, nem a baunilha recendia no bosque como o seu hálito perfumado. Mais rápida que a ____________.
( ) O olhar de _________ acerca do Sertão enfatiza tanto o caráter indomável e despovoado do interior do território brasileiro quanto o flagelo das caatingas e as secas deste meio causticante. A flora desse espaço é descrita, bem como sua “vegetação agonizante, doente e informe”, porém, no seu dizer, “o sertão, de inferno que é, se metamorfoseia em paraíso”. Neste enfoque, o ambiente onde se localiza ____________ não poderia ser diferente, é um locus único porque inclassificável.
( ) Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que _________, homem, ________ acaba se tornando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“trio") e de Ezequiel (“quattuor”).

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 13:

Identifique o texto extraído da obra A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar.


Questão 14:

Assinale com V o(s) comentário(s) verdadeiro(s) e com F o(s) falsos(s), considerando a obra citada entre parênteses.

( ) No texto Reumatismo bruxólico, o autor faz referência ao Pão-por-Deus: uma forma de poesia praticada pelas comunidades açorianas. Um moço muito feio, Frumenço da Leocada, era tão feio que algumas pessoas achavam que o sujeito era um lobisomem. Demorou um tempo, mas o personagem acaba encontrando uma noiva, que,na verdade, era uma bruxa. (O Fantástico na Ilha de Santa Catarina)
( ) Em Adão e Eva, enquanto saboreia um doce, um grupo de amigos discute se a curiosidade é feminina ou masculina. Tal questão os faz lembrar a história de Adão e Eva. Ao ser consultado, um juiz-de-fora, Sr. Veloso, verifica que as coisas no paraíso aconteceram de maneira diversa daquela contada no primeiro livro do Pentateuco. Curiosos, todos o incitam a contar a “verdadeira” versão. De início, Sr. Veloso esclarece que não foi Deus quem criou o mundo, mas o Diabo, ou melhor, o Tinhoso. Deus deixou-lhe as mãos livres e cuidou somente de corrigir ou atenuar a obra. Assim, o primeiro criou as trevas, as tempestades, os furacões, os vegetais sem frutos, os abismos... e o segundo criou a luz, a brisa, as árvores frutíferas, o sol, a lua e as estrelas. (Várias Histórias)
( ) No romance, a autora aborda questões sociais que tocam os vários aspectos da condição humana de um povo que construiu sobre o solo árido do sertão nordestino uma identidade ou, por que não dizer, identidades que se materializam nos diversos papeis desempenhados por homens e mulheres que povoam a região Nordeste. (A Hora da Estrela)
( ) No romance, são encontrados traços autobiográficos. A obra é parte integrante de um projeto literário em que Scliar pretende referen-ciar, através da ficção em prosa, vultos da medicina no Brasil, como já havia feito com Osvaldo Cruz no romance Sonhos Tropicais. (A Majestade do Xingu)
( ) Pilar, um garoto de aproximadamente dez anos, narra sua primeira aula de corrupção, seguida de delação. Pouco assíduo às aulas da escola, certo dia resiste às “aulas da rua” e segue para a class do professor Policarpo, famoso por sua rigidez e destreza com a palmatória. Durante a aula, Raimundo, o filho do professor, propõe a Pilar que lhe ensine um capítulo de sintaxe em troca de uma moedinha de prata. Pilar hesita, mas a sensação de possuir uma pequena fortuna era grande: acaba aceitando a troca. (O Cortiço)

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 15:

Señala la proposición que sintetiza la historia del texto.


Questão 16:

Examina las siguientes proposiciones y ejecuta lo que después se pide en relación al vocablo subrayado.

I - El enfermo de cuya curación se desespera es un desahuciado.
II - Los médicos que trataron a la enferma antes del hakim eran sólo embaucadores.
III - Lo opuesto a la poligamia es la monogamia.
IV - Quien fracasa es un fracasado, quien tiene éxito, exitado.
V - Infalible, en el contexto, es sinónimo de eficaz.

¿Quál es la alternativa con todas las correctas?


Questão 17:

Señala la alternativa que completa, respectivamente, la pregunta y la respuesta de las frases que siguen.

¿ ___________ EL REY ORDENÓ QUE TRASLADARAN A LA ESCLAVA A PALACIO? ____________ QUERÍA HACERLA SU ESPOSA.


Questão 18:

La impaciencia del Rey cuando dice, irritado (texto), ¡Di qué remedio es ése (…) y le será aplicado, cueste lo que cueste”!, puede parafrasearse como:


Questão 19:

Analisa las siguientes afirmaciones:

I - La esclava no sería concubina, SINO esposa del rey.
II - El rey promete al hakim: “si curas a mi amada LE concederé lo que me pidas”.
III - La esclava no amaba EL rey; amaba a uno de los criados.

IV - El remedio que el hakim proponía sería MUY doloroso para el rey.
V - El médico que no trata bien a sus pacientes no es BUENO.

¿Quál es la alternativa con todas las correctas?


Questão 20:

Un vecino que no tiene buena fama de chofer, te pide prestado el coche. Antes de responder, consultas a dos amigos que lo conocen. Uno de ellos te dice: “PRÉSTASELO”. El otro, en cambio, te aconseja lo contrario.

¿Cuál es la forma correcta empleada por el segundo?


Páginas: 1 [2] 3 4