Questões da prova Acafe 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Analise as alternativas a seguir. Todas estão corretas, exceto a:


Questão 32:

Um reservatório tem a forma de um prisma regular de base hexagonal. As medidas internas da aresta da base e da altura são, respectivamente, 4m e √3m Estando completamente cheio, deseja-se transferir a água armazenada nele para outro reservatório. Para tanto, é utilizada uma bomba que retira água numa taxa de 80 litros por minuto.

Qual o tempo necessário para transferir toda água do reservatório?


Questão 33:

A sequência (x + 1, x + 4, x + 10) é uma progressão geométrica cujos termos são as raízes de um polinômio de grau 3. Sabe-se que P(10) = 56. Qual o valor de P(2)?


Questão 34:

Analise as afirmações a seguir.

I - A função V(x) = C0 · (1,02)x indica o valor resgatado correspondente a um investimento no valor C0, num período de x semestres. Então, para um investimento de R$ 6.000,00 aplicado por 2 anos, será resgatado um valor maior que R$ 6.500,00.
II - Se log2 = a e log3 = b , o valor da expressão log60 – [a + b + 7] é -6.
III - Dadas as funções f(x) = 3x + 7 e g(2x – 1) = 4x – 5, então, f(g(x)) = 6x – 2.
IV - A função f : R→R definida por f(x) = x² – 4 admite inversa.

Todas as afirmações corretas estão em:


Questão 35:

A figura a seguir retrata a circunferência trigonométrica e as linhas pontilhadas indicam as projeções ortogonais das extremidades dos arcos de medida 30°, α° e 45° nos eixos coordenados do plano cartesiano. O ponto P pertence à intersecção de três segmentos de reta, a saber, o segmento que indica o arco de medida α, o segmento tracejado que indica a medida de cos 45° e o segmento tracejado que indica a medida de sen 30°. Escolhendo, ao acaso, um valor da tangente de um dos arcos indicados na figura (30°, α° e 45°), qual a probabilidade desse valor escolhido não ser igual ao seno ou cosseno de 30°, 45° ou 60°?


Questão 36:

“Técnicos trabalham para conter vazamento de petróleo em Itapoá, Norte de SC. Suspeita é de que os ladrões perfuraram o duto para roubar o petróleo, o que causou o vazamento de grandes proporções.”
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/05/tecnicostrabalham-para-conter-vazamento-de-petroleo-em-itapoa-nortede-sc-9798783.html

Seja um duto de petróleo a secção interna de diâmetro 1m que o petróleo passa a velocidade de módulo 1m/s. O volume, em , de petróleo derramado em 1 hora é:

(Considere que o vazamento é total, despejado todo o volume.)


Questão 37:

Um barco a vela percorre, em velocidade de módulo constante, 2,0 km em 50s. Sabendo que a velocidade do barco representa 80% da velocidade média do vento, o valor para a velocidade média do vento, em m/s,é:


Questão 38:

Hoje, a busca por eficiência energética vem mostrando avanços nas chamadas “casas eficientes”. O professor Wen Tong Chong, da universidade da Malásia, idealizou um telhado em forma de V, que fica sobre o telhado convencional. Veja a figura a seguir.

Fonte: Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php? artigo=telhado-extra-muda-eficiencia-energe-ticaasa&id=010125170418#.WQjYcmkrLIV

Sobre o telhado e a casa foram dadas algumas características:

  • O telhado em V direciona o vento para turbinas, gerando eletricidade (energia eólica).
  • O telhado em V aumenta o fluxo de ar dentro da casa, melhorando a ventilação natural.
  • O telhado possui um coletor de água da chuva ligado a um sistema de resfriamento.
  • Células solares são embutidas no telhado tradicional.
  • Claraboias transparentes facilitam a entrada de iluminação na casa durante o dia.

Com base no exposto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) As turbinas de energia eólica convertem energia mecânica em energia elétrica por meio do principio da indução eletromagnética.
( ) A água é utilizada no sistema de refrigeração porque tem um baixo calor especifico.
( ) Quando os raios de luz incidem sobre a claraboia, uma parcela é refletida, outra é absorvida e outra é refratada.
( ) As células solares transformam energia mecânica em energia elétrica.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 39:

Um pescador resolveu fazer uma única chumbada de pesca com cinco pedaços de chumbo que possuem as seguintes massas: 40g, 30g, 70g, 60g e 100g.

A curva de aquecimento de uma barra arbitraria de chumbo está representada a seguir.

Sabendo que o calor específico do chumbo sólido = 0,030 cal/g.ºC, calor específico do chumbo liquido = 0,040 cal/g.ºC, calor latente de fusão do chumbo = 6,0 cal/g e o fluxo de calor que a chama entrega para o chumbo = 30 cal/s, o tempo, em minutos, que demorou para que os pedaços de chumbo, inicialmente a 27 ºC, estejam a temperatura de 357 ºC é:


Questão 40:

Muitos instrumentos elétricos são utilizados por quem trabalha com eletricidade, todavia, podemos considerar a chave de teste um dos mais simples. Trata-se de uma chave de fenda que possui um circuito interno contendo uma lâmpada em série com um resistor. A lâmpada acende quando um dos terminais da chave toca um condutor energizado e o outro está em contato com o corpo da pessoa que a manuseia.

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas das frases a seguir.

Quando a pessoa coloca o dedo em uma extremidade (figura), _______ o circuito. O resistor possui uma _____ resistência elétrica e está ligado em _______ com a lâmpada; assim, a corrente elétrica não tem intensidade suficiente para produzir dor.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7