Questões da prova Acafe 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

Encontrada a evidência de vida mais antiga

Uma equipe internacional de geólogos, paleontólogos e nanotecnólogos encontrou em rochas canadenses, estruturas tubulares e filamentosas que, segundo interpretam, representam bactérias fósseis. Provenientes de fumarolas hidrotermais do fundo do oceano de 3,77 a 4,28 bilhões de anos atrás, esses microfósseis representam as mais antigas evidências de vida de que temos registro até agora.
Fonte: Jornal El País, 01/03/2017. Disponível em: http://brasil.elpais.com

Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) As bactérias são organismos unicelulares que podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados procariontes.
( ) Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos do planeta Terra eram unicelulares, procariotos e capazes de sintetizar matéria orgânica através da fotossíntese.
( ) Os fósseis são restos de seres vivos ou evidências de suas atividades biológicas preservados em diversos materiais, como rochas, sedimentos e resina, por exemplo.
( ) Além dos fósseis, a embriologia comparada, os órgãos vestigiais, os órgãos homólogos, os órgãos análogos e a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos podem ser considerados evidências e provas da evolução.
( ) De acordo com a teoria sintética da evolução, as mutações sempre trazem vantagens adaptativas em relação ao meio.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 52:

Considerando que Botânica é a parte da Biologia que estuda as plantas, analise as afirmações a seguir.

I - O fruto é uma estrutura presente nas gimnospermas e angiospermas, sendo importante para a dispersão e a proteção da semente.
II - As angiospermas estão subdivididas em dois grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. Como exemplos de plantas dicotiledôneas, pode-se citar: feijão, amendoim, soja, arroz e trigo.
III - As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas e dependem da água para a fecundação.
IV - As plantas vasculares são dotadas de xilema e floema, estruturas responsáveis pelo transporte da seiva bruta e da seiva elaborada, respectivamente.
V - Os tecidos meristemáticos são responsáveis pelo crescimento dos vegetais e a partir deles são formados os tecidos adultos da planta.

Todas as afirmações estão corretas em:


Questão 53:

Proposta em meados do século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden (1804-1881) e pelo zoólogo, também alemão, Theodor Schwann (1810-1882), a Teoria Celular estabeleceu que a célula é a unidade fundamental da vida. Com o avanço tecnológico e científico, essa teoria vem sendo atualizada.

Considere as informações acima e os conhecimentos relacionados ao tema e assinale a alternativa correta.


Questão 54:

Prefeitura de Formiga inicia campanha de prevenção contra escorpiões

Relatos recentes feitos à Prefeitura de Formiga (MG) sobre aparecimento de escorpiões em algumas regiões colocaram a cidade em situação de alerta. Apesar de ainda não ter havido registro de pessoa picada pelo artrópode neste ano no município, a Secretaria de Saúde informou que começou uma campanha nos postos de saúde com o objetivo de informar a população sobre os cuidados necessários.
Fonte: g1.globo, 03/05/2017. Disponível em: http://g1.globo.com.br

Em relação aos grupos de animais pertencentes ao filo Arthropoda, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Insecta
( 2 ) Crustacea
( 3 ) Arachnida
( 4 ) Diplopoda
( 5 ) Chilopoda

( ) Podem ser encontrados em ambientes marinhos, dulcícolas e terrestres, possuem dois pares de antenas e, grande parte dos animais pertencentes a este grupo apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome.
( ) Possuem o corpo alongado e achatado, dividido em duas partes principais: cabeça e tronco; com um número variável de segmentos corporais apresentando um par de patas por segmento.
( ) Possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, três pares de patas articuladas, olhos compostos e um par de antenas.
( ) Vivem em lugares escuros e úmidos. Possuem um par de antenas na cabeça e o corpo segmentado, sendo que na maioria dos segmentos há dois pares de patas.
( ) Possuem quatro pares de patas ou apêndices locomotores inseridos no cefalotórax e um par de apêndices modificado em quelícera.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 55:

Antibiótico doxiciclina pode ser esperança no tratamento do Parkinson

Um estudo publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, sugere que o medicamento antibiótico doxiciclina – usado há mais de meio século contra infecções bacterianas – pode ser indicado em doses mais baixas para o tratamento da doença de Parkinson. Segundo os autores, a substância reduz a toxicidade de uma proteína conhecida como α-sinucleína, que, em certas condições, forma agregados que recobrem e lesam as células do sistema nervoso central.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação - Estado do Paraná, 01/03/2017. Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br

Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:


Questão 56:

Descobertos os 287 culpados pela calvície

Uma equipe do Centro de Medicina Genética e Experimental da Universidade de Edimburgo, Reino Unido, analisou o DNA de mais de 52.000 homens entre 40 e 60 anos para predizer o risco de calvície em cada indivíduo. Segundo Riccardo Marioni, chefe da pesquisa, 287 genes estão relacionados ao problema, mas os mecanismos hormonais são importantes na perda do cabelo.
Fonte: Jornal El País, 28/02/2017. Disponível em: http://brasil.elpais.com

Considerando o acima exposto, analise as afirmações a seguir.

I - O padrão de herança é denominado influenciado pelo sexo quando os genes responsáveis pelo seu determinismo se manifestam diferentemente em machos e em fêmeas.
II - A calvície é uma herança cuja expressão é influenciada por fatores extracromossômicos – hormônios sexuais.
III - Indivíduos portadores do gene em heterozigose para a calvície, quando forem do sexo masculino serão calvos, mas quando forem do sexo feminino, não serão calvos.
IV - A herança ligada ao sexo está relacionada a genes presentes na parte não homóloga dos cromossomos sexuais. Na espécie humana, esses genes estão presentes no cromossomo X, sem correspondentes no cromossomo Y, por isso só se manifestam no sexo feminino.
V - Os genes localizados no cromossomo Y, na porção encurvada que não é homóloga ao X, caracterizam a herança restrita ao sexo, sendo exemplo desse padrão de herança a hemofilia.

Todas as afirmações estão corretas em:


Questão 57:

D. Pedro II foi o governante brasileiro que mais tempo permaneceu no poder, sendo forçado a exilar-se em 1889, por ocasião da proclamação da república.

Acerca do seu governo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 58:

“Mas sua ênfase maior se encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentado em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento. (...) negava a pluralidade dos partidos políticos e a representação dos cidadãos. Seus inimigos eram o socialismo, o liberalismo e o capitalismo financeiro internacional”.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. – 5º edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1997. Página 353.

O texto do historiador Boris Fausto evidencia uma das organizações políticas que surgiram no período em que Getúlio Vargas estava no poder, que foi a (o):


Questão 59:

No rastro dos movimentos influenciados pela ideologia Iluminista e até pela independência dos Estados Unidos da América, no século XVIII, acentuaram-se os movimentos pela ruptura da América espanhola com a Metrópole, na primeira metade do século XIX.

Nesse contexto é correto afirmar, exceto:


Questão 60:

Em 2017 completam-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna.

Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7