Questões da prova ADVISE 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular ADVISE 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Anualmente, a ONU divulga, em meados ou no fim de cada ano, a famosa lista do IDH. Sobre o IDH brasileiro, analise as assertivas a seguir:

I. No IDH, leva-se em consideração a expectativa de vida, o tempo de escolaridade e a renda corrigida pelo poder de compra.

II. O IDH do Brasil vem evoluindo lentamente, fazendo com que o país apresente um índice igual a 0,800, podendo-se considerá-lo elevado.

III. Em razão de seu crescimento econômico contínuo, pode-se afirmar que o IDH brasileiro já é homogêneo em todo o território nacional.

Estão corretas as assertivas:


Questão 22:

A respeito do processo da industrialização brasileiro, é correto afirmar que:

I. Ocorreu de forma tardia, tendo por base o processo de substituição de importações.

II. Seu maior pólo, a partir dos anos 1920, foi São Paulo, devido à infra-estrutura advinda da economia cafeeira.

III. O primeiro e principal meio de transporte industrial foi o automotor, favorecido por eficiente malha rodoviária, que dinamizou a circulação dos mercados desde o início da economia cafeeira.

IV. Com a industrialização, o êxodo rural foi intenso, transformando cidades, como São Paulo, em grandes centros metropolitanos.

Estão corretas:


Questão 23:

O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta:


Questão 24:

O fim da Guerra Fria trouxe um grande desafio para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Criada em 1949 para fazer frente às forças da ex União Soviética, a Otan atualmente apresenta as seguintes características:

I. Atua somente quando convocada pelo Conselho de Segurança da ONU.

II. Ampliou o número de membros, com a entrada de vários países europeus do antigo bloco socialista.

III. Os Estados Unidos mantêm a liderança militar.

IV. Apresenta efetivos reduzidos desde o fim da década de 1990, já que os únicos países comunistas que representam alguma ameaça são Coréia do Norte e Cuba.

V. Tem atuado em conflitos de era Pós guerra Fria, como em Kosovo e, mais recentemente, no Afeganistão.

Está correto somente o que se afirma em:


Questão 25:

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.


Questão 26:

Dentro do cenário internacional a economia do mundo ocidental se transformou no sentido de formação de grandes blocos econômicos: União Européia (ex Comunidade Econômica Européia), Mercosul e Nafta. Estes blocos:


Questão 27:

Em se tratando da Região Nordeste do Brasil vale destacar que:

I. A zona da mata é a área de maior concentração demográfica e urbana, nesse trecho do Nordeste temos importantes atividades econômicas relacionadas aos distritos industriais, petroquímica e monocultura canavieira e cacaueira;

II. Do ponto de vista sócio-econômico, o Nordeste apresenta os mais elevados índices de pobreza do país. Problemas como o analfabetismo, desnutrição, mortalidade infantil, subemprego, moradia precária, falta de assistência médica e de educação são alguns exemplos;

III. A economia regional é frágil, descapitalizada e totalmente controlada por algumas oligarquias locais ou por grandes empresas estrangeiras associadas ao capital nacional e regional;

IV. Tanto a produção algodoeira e de agave, quanto à produção de pecuária extensiva estão inseridas em áreas litorâneas e do Recôncavo baiano, a exemplo do cacau.

São itens incorretos:


Questão 28:

Os Países Subdesenvolvidos recentemente industrializados como: Brasil, México, Argentina, Índia, etc., nos dias atuais apresentam um certo crescimento econômico em seus PIBs, no entanto passaram a:

I. melhorar profundamente as desigualdades sociais e econômicas em seus territórios;

II. depender das grandes potências mundiais através do FMI, BIRD e das multinacionais que controlam a indústria, comércio e capital financeiro nestes países subdesenvolvidos;

III. depender de tecnologia e endividaram-se externamente;

IV. Melhorar a distribuição da renda entre as diferentes camadas sociais.

A resposta incorreta é:


Questão 29:

Por “Divisão Internacional do Trabalho – DIT” entende-se:


Questão 30:

O confronto que resultou numa sangrenta matança conhecida como “Capão da Traição” faz parte de qual episódio do período colonial?


Páginas: 1 2 [3] 4 5