Questões da prova ADVISE 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular ADVISE 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Sobre a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, é correto afirmar que:


Questão 32:

A escravidão negra no Brasil teve várias facetas. Dentre as assertivas a seguir, qual não pode ser considerada uma marca do escravismo brasileiro?


Questão 33:

“Tanto em Estados fortes e hegemônicos como em movimentos pela independência, afirmações como ‘nós sempre fomos um povo’ são, no fundo, apelos que se tornem povos – apelos sem base histórica que na verdade são tentativas de criar a história. O passado, como sempre foi dito, é um país estrangeiro, e nunca nos encontraremos por lá” (In: GEARY, Patrick J. O mito das nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005, p. 51).

A partir dessa afirmação, marque a alternativa que melhor representa a formação dos Estados nacionais modernos.


Questão 34:

Leia atentamente o texto abaixo:

A troca de favores governava todas as relações. Sem patrono, político não fazia carreira, magistrado não permanecia no cargo, funcionário público não conseguia emprego, escritor não ficava famoso, empresário não conseguia criar empresa, banco não obtinha permissão para funcionar. Essa situação ficou bem caracterizada no ditado popular: “Quem não tem padrinho morre pagão”. (COSTA. Emília Viotti da. O legado do império: Governo oligárquico e aspirações democráticas. In: Nossa história: a construção do Brasil. Rio de Janeiro, 2006, p. 163).

O Brasil adentra no hall das nações republicanas em 1889. Sobre este momento é INCORRETO afirmar:


Questão 35:

“A guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”.

A afirmação de Thomas Hobbes (1588 – 1679) se encaixa bem ao período conhecido como Guerra Fria, fenômeno pós Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 45 anos. No Brasil, um dos principais efeitos desta conjuntura internacional foi:


Questão 36:

A implementação da indústria automobilística foi uma das metas alcançadas pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). A imagem abaixo representa a boa recepção que este empreendimento teve por parte da sociedade do país.

Fonte: O Cruzeiro, n.27, 16 abr. 1960 (CPDOC/FGV/r47)

A política de industrialização e de internacionalização da economia foi recebida por grande parte da população brasileira como um avanço social. Eram os chamados “anos dourados”, dominados por certo espírito de prosperidade e confiança, comum à boa parte do mundo ocidental. Além da meta citada, muitas outras foram conquistadas durante a era JK. NÃO faz parte destas:


Questão 37:

Considere as alternativas sobre o regime militar no Brasil:

I. A Lei de Remessas de Lucros continuou, apesar dos incentivos às empresas multinacionais.

II. A Lei de Remessas de Lucros foi suspensa, garantindo os interesses das multinacionais em detrimento das empresas nacionais.

III. Apesar de contar com o apoio dos EUA, os militares não romperam relações diplomáticas com Cuba.

IV. O Ato Institucional n. 5 (AI-5) previa a cassação de mandatos

eletivos federais, estaduais ou municipais. Estão corretas:


Questão 38:

O principal objetivo da Educação Física nos primeiros anos de vida é o desenvolvimento motor, e só o Profissional de Educação Física tem a capacitação para tal”. Diante do exposto diga o que é o desenvolvimento motor.


Questão 39:

Segundo a Revista Nova Escola, todas as alternativas abaixo sobre a relação da educação física com a qualidade de vida estão corretas, EXCETO:


Questão 40:

Aponte a única alternativa em que não aparece regra do futsal:


Páginas: 1 2 3 [4] 5