Questões da prova PUC-RIO 2007

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2007. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Um objeto é solto do repouso de uma altura de H no instante t = 0. Um segundo objeto é arremessado para baixo com uma velocidade vertical de 80 m/s depois de um intervalo de tempo de 4,0 s, após o primeiro objeto. Sabendo que os dois atingem o solo ao mesmo tempo, calcule H (considere a resistência do ar desprezível e g = 10 m/s²).


Questão 2:

Duas partículas de carga elétrica Q e massa M são colocadas sobre um eixo e distam de 1m. Podemos dizer que:


Questão 3:

A consulta às massas atômicas dos elementos que compõem o sulfato de alumínio e hidróxido de sódio nos possibilita chegar às suas massas molares (M):

Sabendo-se que 6,02 x 1023 é o número de espécies em um mol de qualquer substância, é correto afirmar que a relação entre massas de um mesmo número de espécies de sulfato de alumínio e hidróxido de sódio é igual a:


Questão 4:

Considere calor de neutralização como a variação de entalpia na reação de um mol de H+ com um mol de OH-, formando um mol de H2O. Um experimento envolveu a reação de 2,00 g de NaOH contido em solução aquosa de hidróxido de sódio com HCl suficiente para reação completa, contido em solução aquosa de ácido clorídrico, representada na equação abaixo:

Um estudante, usando os valores obtidos no experimento e a expressão Q = m.c.DT, encontrou para esta reação a liberação de 660 cal. Sabendo-se que 1 cal equivale a 4,18 J, é correto afirmar que a variação de entalpia de neutralização, em kJ mol-1, é, de acordo com os algarismos significativos dos valores medidos, igual a:


Questão 5:

Íons isoeletrônicos são íons que possuem o mesmo número de elétrons. Assinale a opção em que as três espécies atendem a essa condição:


Questão 6:

A região indicada abaixo engloba vários estados brasileiros (e parte de um deles) e foi definida, pelo governo federal em 1953, com o intuito de planejar melhor o desenvolvimento socioespacial dessa parcela do território nacional.

Esse recorte regional é conhecido como:


Questão 7:

À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto algumas das transformações culturais e científicas promovidas pelo governo joanino (1808 1821), durante a permanência da Corte portuguesa no Brasil. ASSINALE-A.


Questão 8:

A charge representa de modo irônico a prática do voto durante a Primeira República no Brasil (1889-1930).

Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento sobre o assunto, ASSINALE a única opção que NÃO apresenta uma característica correta.


Questão 9:

A Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, se diferenciou de todas as guerras ocorridas em tempos passados, configurando um novo tipo de conflito: uma guerra total.

Corroboram tal afirmativa o fato de aquele conflito ter:

I - envolvido um número nunca visto de países e continentes.

II - promovido uma mobilização total de recursos humanos e materiais.

III – aumentado o apelo ao trabalho feminino nos países aliados.

IV - acelerado o crescimento tecnológico que vinha se desenvolvendo desde o finalda Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta:


Questão 10:

A saúde pública detectou um surto de rubéola na cidade do Rio de Janeiro e, antes que este surto se transformasse em epidemia, organizou uma campanha de vacinação. Em relação a essa doença podemos afirmar que:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6