Questões da prova PUC-RIO 2007

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2007. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Durante o governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), o setor socioeconômico caracterizou-se pelo desenvolvimentismo , expressado pelo Plano de Metas, que continha trinta e um objetivos estratégicos para o desenvolvimento do país.

Com base no exposto, examine as afirmativas abaixo.

I - A energia, a educação e a indústria básica foram três dos setores estratégicos do governo JK.

II - A agricultura de exportação foi o setor econômico de maior expansão durante os anos JK, permitindo acumulação de divisas estrangeiras.

III - O desenvolvimento industrial foi possível pela conjugação de investimentos estatais e privados, dentre os quais merece destaque a presença de capital estrangeiro.

IV - A construção da nova capital – Brasília – foi considerada a meta síntese, pois expressava, de um lado, os esforços de integração do território brasileiro e, de outro, a modernidade do momento vivido.

Estão corretas:


Questão 42:

Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:


Questão 43:

Fonte: Censo demográfico 2000. IBGE.

Assinale a alternativa correta, tendo como referência o gráfico acima.


Questão 44:

Cartazes, como o acima, registram algumas das características da escravidão na sociedade brasileira, durante o século XIX.

Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento acerca da escravidão, assinale a única opção que NÃO apresenta uma característica correta.


Questão 45:

Um menino passeia em um carrossel de raio R. Sua mãe, do lado de fora do carrossel, observa o garoto passar por ela a cada 20 s. Determine a velocidade angular do carrossel em rad/s.


Questão 46:

Podemos afirmar, com relação a uma colisão elástica, que:


Questão 47:

Um altere de massa desprezível possui uma haste de 30,0 cm de comprimento onde anilhas (pesos) podem ser fixados. Se colocarmos uma anilha de 2,0 kg na extremidade esquerda do altere e uma de 1kg na extremidade direita, o centro de massa do altere estará:


Questão 48:

Ao aplicarmos uma diferença de potencial de 9,0 V em um resistor de 3,0 Ω, podemos dizer que a corrente elétrica fluindo pelo resistor e a potência dissipada, respectivamente, são:


Questão 49:

Duas esferas metálicas contendo as cargas Q e 2Q estão separadas pela distância de 1,0 m. Podemos dizer que, a meia distância entre as esferas, o campo elétrico gerado por:


Questão 50:

Assinale a afirmativa correta.


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6