Questões da prova PUC-SP 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Ao conferir o livro de registro de entrada e saída das pessoas que fizeram exames num laboratório de uma clínica hospitalar, foi possível constatar-se que, ao longo dos cinco dias úteis de certa semana,
– o número de pessoas atendidas na segunda-feira correspondia à quarta parte do total atendido nos cinco dias;
– em cada um dos três dias subsequentes, o número de pessoas atendidas correspondia a 2/3 do número daquelas atendidas no dia anterior.

Considerando que na sexta-feira foram atendidas 129 pessoas, é correto afirmar que o número de pessoas que fizeram exames:


Questão 12:

Num mesmo instante, são anotadas as populações de duas culturas de bactérias: P1, com 32 000 elementos, e P2, com 12,5% da população de P1. Supondo que o número de bactérias de P1 dobra a cada 30 minutos enquanto que o de P2 dobra a cada 15 minutos, quanto tempo teria decorrido até que as duas culturas igualassem suas quantidades de bactérias?


Questão 13:

No esquema abaixo desenhado, considere que:
– ABCD representa um terreno de formato retangular, de dimensões (30 m) X (40 m), no qual será construída uma casa;
– a região sombreada representa uma parte desse terreno que será destinada à construção de um jardim que contornará a futura casa.

Se , a área da superfície do jardim, em metros quadrados, é:


Questão 14:

Os gráficos abaixo apresentam parte dos resultados de uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) sobre o grau de inovação da indústria brasileira, em que foram ouvidos 100 líderes empresariais dessa Confederação.

Com base nas informações dadas pelos gráficos, é correto concluir que o percentual do total das indústrias pesquisadas, que destinam entre 3% e 5% do orçamento à inovação e cujo grau de inovação não é alto e nem baixo, é de:


Questão 15:

Três impressoras – A, B e C – foram ligadas, simultaneamente, com o objetivo de que cada uma delas tirasse uma mesma quantidade de cópias.

Considere que:
– cada máquina operou com velocidade constante;
– quando A terminou de tirar as suas cópias, ainda faltavam, respectivamente, 250 e 120 cópias para C e B completarem as suas partes;
– quando B terminou de tirar as suas cópias, ainda faltavam 160 cópias para C completar a sua parte.

Nessas condições, se X é o total de cópias tiradas pelas três impressoras, então:


Questão 16:

O trem japonês de levitação magnética “Maglev” bateu seu próprio recorde mundial de velocidade em 21 de abril de 2015, ao alcançar a incrível velocidade de 603 km/h (seu recorde anterior era de 590 km/h). A velocidade recorde foi alcançada numa via de testes de 42 km de extensão, situada na Prefeitura de Yamanashi.

A Central Japan Railway (empresa ferroviária operadora do “Maglev”) tem intenção de colocá-lo em funcionamento em 2027 entre a estação de Shinagawa, ao sul de Tóquio, e a cidade de Nagoia, no centro do Japão, perfazendo um trajeto de 286 quilômetros. Considere uma situação hipotética em que o “Maglev” percorra a distância de Shinagawa a Nagoia com a velocidade recorde obtida em 21 de abril de 2015, mantida sempre constante. Então o tempo da viagem será de, aproximadamente:


Questão 17:

O dióxido de titânio (TiO2) é o pigmento branco mais importante usado na indústria de polímeros. Ele está comercialmente disponível em duas formas do cristal: rutilo e anatásio.

Os pigmentos de rutilo são preferidos porque dispersam de forma mais eficiente a luz, são mais estáveis e possuem um elevado índice de refração absoluto (2,73). Em geral, quanto maior a diferença entre o índice de refração de um pigmento e o da matriz de polímeros na qual é disperso, maior é a dispersão da luz. Determine a velocidade aproximada de um raio de luz, com velocidade de 3,00 x 108 m.s-1 no vácuo, ao atravessar um pigmento de rutilo.


Questão 18:

Considere dois fios condutores retilíneos, extensos e paralelos, separados de 10 cm e situados no vácuo. Considere, também, que cada condutor é percorrido por correntes elétricas cujos valores são i= 4 A e i2 = 12 A, em sentidos opostos. Nessa situação, pode-se caracterizar a força magnética, para cada metro linear dos fios, como sendo:

(adote: μ0= 4π.10-7 T.m.A-1)


Questão 19:

Considere uma corda de massa 900 g e comprimento 3 m. Determine a intensidade da força de tração que deverá ser aplicada a essa corda para que um pulso se propague nela com velocidade de 10 m/s.


Questão 20:

Em um recipiente termicamente isolado, de capacidade térmica desprezível, introduz-se um cubo de gelo a 0 ºC, de massa igual a 135 g. Depois, calor é fornecido ao gelo, até que ele apresente-se completamente liquefeito e a uma temperatura de 4 ºC. Quais são a variação aproximada do volume e a quantidade total de calor fornecido? Considere que todo o calor fornecido foi absorvido exclusivamente pela água nos estados sólido e líquido.

Dados: dágua = 1,0 g/cm³ ; dgelo = 0,9 g/cm³ ; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor específico da água = 1 cal/gºC e pressão atmosférica = 1 atm.


Páginas: 1 [2] 3 4 5