Questões da prova PUC-SP 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

O fato indiscutível é que, em Roma, no decorrer do século II a.C. se assiste ao fenômeno do despovoamento do campo e à consequente imigração para as cidades de um grande número de cidadãos que foram engrossar a miserável clientela da plebe urbana.”
Antonio da Silveira Mendonça. “Introdução”, in Caio Júlio César. A guerra civil. São Paulo: Estação Liberdade, 1999, p. 18. Adaptado.

O grupo social mencionado no texto:


Questão 32:

A invasão e a ocupação holandesas no Nordeste do Brasil, ocorridas durante o período da União Ibérica (1580-1640):


Questão 33:

O caudilhismo foi um fenômeno político presente em parte da América Hispânica, no decorrer do século XIX. É possível relacioná-lo com:


Questão 34:

A Guerra Civil Espanhola foi principalmente um conflito local, uma tentativa brutal de resolver, por meios militares, um grande número de questões sociais e políticas que dividiram os espanhóis por várias gerações. (...) A guerra não foi, no entanto, somente um conflito local, mas também transcendeu barreiras nacionais e suscitou paixões e debates repletos de ressentimento pela Europa. Todas as grandes potências intervieram e determinaram, em grande medida, o curso e o resultado do conflito.
Francisco J. Romero Salvadó. A Guerra Civil Espanhola. Rio de Janeiro: Zahar, 2008, p. 7.

Os dois lados da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), mencionados no texto, podem ser exemplificados:


Questão 35:

Fui vencido pela reação e, assim, deixo o governo (...). Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou me infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio, mesmo, que não manteria a própria paz pública.
Jânio Quadros, 25.08.1961, apud Maria Victoria Benevides. O governo Jânio Quadros. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 73.

O texto reproduz declaração de Jânio Quadros, no momento de sua renúncia à presidência da República. Essa renúncia deve ser analisada no contexto de:


Questão 36:

Com 237 milhões em 2010 (210 milhões em 2000, 140 milhões em 1980) a Indonésia se situa, pelo seu peso demográfico, na quarta posição [mundial] e na terceira posição entre os países em desenvolvimento depois da República Popular da China e da Índia. No Sudeste asiático, a Indonésia concentra 40% da população... [tudo isso] numa superfície de 1,9 milhões de km2.
(Atlas de pesca e dos portos de pesca de Java. Ministério dos Negócios Marítimos e da Pesca - República Indonesiana, 2005. p. 33)

Tendo em vista o perfil demográfico da Indonésia, pode ser dito que:


Questão 37:

O levantamento de dados e de informações ambientais e socioculturais disponíveis sobre a Amazônia Costeira e Marinha parte da premissa que o litoral amazônico é um espaço vital de desenvolvimento socioambiental, considerando a densidade populacional da área, o fato de acolher 3 capitais da região amazônica – Macapá (AP), Belém (PA) e São Luis (MA) –, os conflitos socioeconômicos e ambientais, a importância das tradições culturais e dos recursos naturais e as singularidades dos fenômenos originados pelo encontro entre o rio Amazonas e o Oceano Atlântico.
(Museu Paraense EMILIO GOELDI, In: http://marte.museugoeldi.br/pec/index.php?option=com_content&view=article&id=35&Itemid=5, acesso 22/05/2015)

Considerando as características geográficas da Amazônia Costeira e o descrito no texto, assinale a alternativa correta.


Questão 38:

Do mesmo modo que a cidade era uma figura particular das sociedades rurais no mundo medieval, atualmente, as zonas rurais são figuras particulares do universo urbano, diferenciando-se por certos aspectos da cidade propriamente dita, mas tornando-se comparáveis pelos modos de vida de seus habitantes.
(Jacques LÉVY. Réinventer la France [Reinventar a França]. Paris: Fayard. 2013, p. 53)

Tendo como referência o trecho citado, sobre o mundo urbano contemporâneo (considerado também o Brasil), é correto afirmar que:


Questão 39:

Nosso planeta é marcado por grande diversidade geográfica e as diferenças permanecem sendo produzidas. Considerando as forças dessa dinâmica, os processos naturais e a ação humana, podemos dizer que:


Questão 40:

Observe a tabela com atenção:

Sobre as diferenças notórias no tempo de escolaridade dos habitantes da zona rural e das cidades no Brasil pode ser dito que:


Páginas: 1 2 3 [4] 5