Questões da prova PUC-SP 2017/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2017/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Durante uma transformação química as concentrações das substâncias participantes foram determinadas ao longo do tempo. O gráfico a seguir resume os dados obtidos ao longo do experimento.

A respeito do experimento, foram feitas algumas afirmações:

I. A e B são reagentes e C é o produto da reação estudada.
II. A reação química estudada é corretamente representada pela equação: B + 2 C → A
III. Não houve consumo completo dos reagentes, sendo atingido o equilíbrio químico.
IV. A constante de equilíbrio dessa reação, no sentido da formação de A, nas condições do experimento é menor do que 1.

Estão corretas apenas as afirmações:


Questão 62:

Dados:

Constante de ionização (Ka) do H2CO3 = 4 x 10–7

Constante de ionização (Kb) do NH3 = 2 x 10–5

Constante de ionização (Kw) do H2O = 1 x 10–14

Os indicadores ácido base são substâncias cuja cor se altera em uma faixa específica de pH. A tabela a seguir apresenta a faixa de viragem (mudança de cor) de alguns indicadores ácido base.

A partir da análise dessa tabela, um técnico executou um procedimento para distinguir algumas soluções.
Para diferenciar uma solução de HCl de concentração 1,0 mol.L–1 de uma solução de HCl de concentração 0,01 mol.L–1 ele utilizou o indicador X. Para diferenciar uma solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3) de concentração 0,01 mol.L–1 de uma solução de cloreto de amônio (NH4Cl) de concentração 0,01 mol.L–1 ele utilizou o indicador Y. Para diferenciar uma solução de amoníaco (NH3) de concentração 1,0 x 10 mol.L–1 de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,1 mol.L–1 ele utilizou o indicador Z.

A alternativa que apresenta os indicadores X, Y e Z adequados para cada um dos procedimentos propostos pelo técnico é:


Questão 63:

As propriedades das substâncias moleculares estão relacionadas com o tamanho da molécula e a intensidade das interações intermoleculares. Considere as substâncias a seguir, e suas respectivas massas molares.

A alternativa que melhor associa as temperaturas de ebulição com as substâncias é:


Questão 64:

Do romance A Cidade e as Serras, escrito por Eça de Queiroz, pode-se afirmar que:


Questão 65:

Não acabarei, porém, o capítulo, sem dizer que vi morrer no hospital da Ordem, adivinhem quem? ... a linda Marcela; e vi-a morrer no mesmo dia em que, visitando um cortiço, para distribuir esmolas, achei... Agora é que não são capazes de adivinhar... achei a flor da moita, Eugênia, a filha de Dona Eusébia e do Vilaça, tão coxa como a deixara, e ainda mais triste.

O trecho acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e refere personagens que tiveram relacionamentos amorosos na vida do narrador. Assim, indique a alternativa correta sobre tais relacionamentos.


Questão 66:

Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia na fronde da carnaúba;

Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;

Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.

O trecho acima integra o romance Iracema, sobre o qual Machado de Assis se referiu como um verdadeiro poema em prosa. Indique, nas alternativas abaixo aquela que se mostra ERRADA quanto ao texto em pauta.


Questão 67:

Desde então os guerreiros pitiguaras que passavam perto da cabana abandonada e ouviam ressoar a voz plangente da ave amiga, afastavam-se com a alma cheia de tristeza, do coqueiro onde cantava a jandaia. E foi assim que um dia veio a chamar-se Ceará o rio onde crescia o coqueiro, e os campos onde serpeja o rio.

O trecho acima integra o romance Iracema, de José de Alencar. Considerando a obra como um todo, o trecho em pauta se refere:


Questão 68:

Eu deixava-me estar ao canto da mesa, a escrever desvairadamente num pedaço de papel, com uma ponta de lápis; traçava uma palavra, uma frase, um verso, um nariz, um triângulo, e repetia-os muitas vezes, sem ordem, ao acaso, assim:

Maquinalmente tudo isto; e, não obstante, havia certa lógica, certa dedução; por exemplo, foi o virumque que me fez chegar ao nome do próprio poeta, por causa da primeira sílaba; ia a escrever virumque, - e sai-me Virgílio, então continuei:

O trecho acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis. Dele é correto afirmar que:


Questão 69:

O poema acima, de Carlos Drummond de Andrade, está em Claro Enigma. Dele pode-se afirmar que:


Questão 70:

Ainda, do poema A Ingaia Ciência, é possível, também, afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9