Questões da prova UDESC 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

A partir da mostarda selvagem (Brassica oleracea), o homem conseguiu obter novas variedades de plantas, conforme mostra a figura abaixo.

Disponível em: https://pbs.twimg.com/media/B5wFX6qIgAEJAvq.jpg (acessado em 16/09/2015 - modificado).

Em relação a este tema, analise as proposições.

I. A partir da mostarda selvagem, por transferência de genes (organismos transgênicos), são obtidas plantas como a couve, o brócolos e o repolho.
II. Para Charles Darwin, o repolho, a couve de bruxelas, a couve-flor seriam exemplos de seleção artificial.
III. Pela Figura 3 é possível observar que, a partir de determinadas partes da mostarda selvagem, pela manipulação gênica, são obtidas novas variedades da planta.
IV. Pelo melhoramento genético é que são produzidas estas novas variedades de plantas.
V. Para Gregor Mendel estas variantes seriam um exemplo de como, pelos processos de hibridização, são obtidas novas espécies.

Assinale a alternativa correta:


Questão 12:

Tabela dos códons do RNA mensageiro

Considere a seguinte sequência de códons de um segmento de RNA mensageiro:

AUG – CUC – UAU – CCC – GUC – GGG – AGG – UGA

Assinale a alternativa que contém os nomes do primeiro e do último aminoácido (sequência da esquerda para a direta) que estarão presentes na cadeia polipeptídica a ser formada.


Questão 13:

Tabela dos códons do RNA mensageiro

Considere a seguinte sequência de aminoácidos:

METIONINA – VALINA – ARGININA – TRIPTOFANO – ISOLEUCINA

Assinale a alternativa que indica o número de RNA mensageiros que podem formar a cadeia polipeptídica acima.


Questão 14:

Na Física atual, o menor tempo e o menor comprimento conceptíveis são denominados tempo de Planck (tP) e comprimento de Planck (P), respectivamente. Essas duas grandezas são definidas a partir da combinação das constantes físicas fundamentais:  (constante de Planck reduzida = h/2π), G (constante da Gravitação Universal) e c (velocidade da luz no vácuo).

Considerando o Sistema Internacional de medidas (SI), assinale a alternativa que contém as corretas combinações entre , G e c para tP e P.


Questão 15:

Um automóvel de passeio, em uma reta longa de uma rodovia, viaja em velocidade constante de 100 km/h e à sua frente, à distância de 1,00 km, está um caminhão que viaja em velocidade constante de 80,0 km/h. O automóvel tem de comprimento 4,50 m e o caminhão 30,0 m. A distância percorrida pelo carro até ultrapassar completamente o caminhão é, aproximadamente, igual a:


Questão 16:

O conjunto mostrado na figura abaixo, composto por dois blocos A e B, está com aceleração a . O atrito entre os blocos é nulo e a massa deles é mA = 5,0 kg e mB = 1,0 kg.

Considerando que o bloco retangular B não desliza sobre o bloco triangular A, a magnitude da aceleração a  do conjunto e a magnitude da força de contato entre os dois blocos são, respectivamente, iguais a:

 


Questão 17:

Em uma colisão elástica frontal (em uma dimensão) entre duas partículas de massas m1 e m2, a partícula 2 estava em repouso antes da colisão. Analise as proposições em relação à colisão.

I. A quantidade de movimento e a energia cinética do sistema se conservam.
II. Se as massas são iguais, a magnitude da velocidade adquirida pela partícula 2, após a colisão, é igual à magnitude da velocidade da partícula 1, antes da colisão.
III. Se m1 é maior que m2, a magnitude da velocidade adquirida pela partícula 2, após a colisão, será maior que a magnitude da velocidade da partícula 1, antes da colisão.
IV. Se m1 é menor que m2, o vetor velocidade da partícula 1, após a colisão, é igual ao vetor velocidade que ela tinha antes da colisão.

Assinale a alternativa correta:


Questão 18:

Duas pequenas esferas estão separadas por uma distância de 30 cm. As duas esferas repelem-se com uma força de 7,5 × 10-6 N. Considerando que a carga elétrica das duas esferas é 20 nC, a carga elétrica de cada esfera é, respectivamente:


Questão 19:

Um elétron com velocidade se movimenta na presença de um campo magnético , conforme mostra a figura abaixo, saindo do plano do papel.

Considerando a magnitude da velocidade do elétron igual a um décimo da velocidade da luz, e a magnitude do campo magnético igual a 1,0 T, o raio da órbita circular desse elétron é, aproximadamente, igual a:


Questão 20:

Com relação aos fenômenos eletromagnéticos, analise as proposições.

I. Corrente elétrica induzida, em um circuito fechado, por um campo magnético variável no tempo sempre gera um campo magnético que se opõe à mudança desse campo.
II. Correntes elétricas, em circuitos fechados, podem formar dipolos magnéticos, mas nunca monopolos magnéticos.
III. Ao dividir-se um ímã ao meio, formam-se dois monopolos magnéticos, um polo sul e outro polo norte.
IV. Força magnética atua em cargas elétricas em repouso e em movimento.

Assinale a alternativa correta:


Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7