Questões da prova UDESC 2016/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2016/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

A molécula de epinefrina foi primeiramente isolada em sua forma pura em 1897 e sua estrutura foi determinada em 1901. Ela é produzida na glândula adrenal (daí vem o seu nome usual, adrenalina) como um único enantiômero.

Analise as proposições em relação à molécula de epinefrina.

I. Possui seis carbonos com a configuração sp e três com configuração sp3.
II. A fórmula molecular é C9H13NO3.
III. Apresenta somente um carbono assimétrico.
IV. Apresenta as funções amida, álcool e fenol.

Assinale a alternativa correta.


Questão 32:

Analisando a estrutura da molécula de epinefrina, é incorreto afirmar que:


Questão 33:

Para limpeza de superfícies como concreto, tijolo, dentre outras, geralmente é utilizado um produto com nome comercial de “ácido muriático”. A substância ativa desse produto é o ácido clorídrico (HCl), um ácido inorgânico forte, corrosivo e tóxico. O volume de HCl em mililitros, que deve ser utilizado para preparar 50,0 mL de HCl 3 mol/L, a partir da solução concentrada com densidade de 1,18 g/cm3 e 37% (m/m) é, aproximadamente:


Questão 34:

A ideia de equilíbrio químico foi proposta pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de Estatique Chimique, em 1803. Basicamente, diz-se que uma reação química está em equilíbrio quando a proporção entre reagentes e produtos se mantém constante ao longo do tempo.

Considerando o conceito de equilíbrio químico, assinale a alternativa correta.


Questão 35:

Considerando os modelos atômicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histórica e científica, assinale a alternativa correta.


Questão 36:

Forças intermoleculares são responsáveis pela existência de diferentes fases da matéria, em que fase é uma porção da matéria que é uniforme, tanto em sua composição química quanto em seu estado físico. Com base nestas informações, relacione os termos às afirmações que melhor os descrevem.

(1) Ligações de hidrogênio
(2) Interações íon-dipolo
(3) Forças de London
(4) Interações dipolo-dipolo

( ) Podem ocorrer quando sólidos tais com KCl ou NaI, por exemplo, interagem com moléculas como a água.
( ) Podem ocorrer quando elementos com eletronegatividade elevada estão ligados covalentemente com o átomo de hidrogênio.
( ) São forças que estão presentes quando temos, por exemplo, uma amostra de acetona (propanona) dissolvida em etanoato de etila.
( ) Ocorrem entre co mpostos não polares, sendo esta um interação bastante fraca.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


Questão 37:

Um dos problemas ambientais enfrentado em várias regiões do mundo é a chuva ácida. Esse fenômeno refere-se a uma precipitação mais ácida que a chuva natural, a qual possui um pH de aproximadamente 5,6, ou seja, chuva não poluída. A precipitação ácida causa a deterioração de estátuas feitas de rochas calcárias e de mármore, assim como a acidificação de lagos, levando à morte muitos organismos vivos, que não sobrevivem em meio ácido.

Analise as proposições sobre os processos envolvidos na chuva ácida.

I. A queima de combustíveis fósseis é um fator que contribui para o aumento da emissão de dióxido de enxofre e, consequentemente, a ocorrência de precipitações de caráter ácido.
II. Os dois ácidos predominantes na chuva ácida, responsáveis por conferir um caráter mais ácido, são os ácidos nítrico e sulfúrico. A formação do ácido sulfúrico pode ocorrer pela oxidação do dióxido de enxofre na atmosfera, resultando em trióxido de enxofre. Então, o gás trióxido de enxofre reage com a água e resulta na formação do ácido sulfúrico.
III. Em uma atmosfera limpa, ou seja, com níveis normais de dióxido de carbono, o pH da chuva é aproximadamente 5,6, devido à solubilização desse gás atmosférico na água, levando à formação do ácido carbônico.

Assinale a alternativa correta.


Questão 38:

Em relação aos estados físicos da matéria, analise as proposições.

I. Uma garrafa de vidro cheia de água foi colocada em um refrigerador a 4ºC. Após algumas horas, a garrafa de vidro foi retirada do refrigerador e colocada em um ambiente a 25ºC. Depois de alguns minutos, foi observada a formação de gotículas de água do lado de fora da garrafa. Esse fenômeno pode ser explicado devido ao fato de moléculas de vapor de água, presentes no ar, passarem pelo processo de liquefação ao entrarem em contato com a parede externa da garrafa de vidro.
II. Uma garrafa de vidro cheia de água foi colocada em um refrigerador a 4ºC. Após algumas horas, a garrafa de vidro foi retirada do refrigerador e colocada em um ambiente a 25ºC. Depois de alguns minutos, foi observada a formação de gotículas de água do lado de fora da garrafa. Esse fenômeno pode ser explicado devido ao fato das moléculas de água, no estado líquido, permearem o vidro, e ao encontrarem um ambiente com temperatura superior, sofrerem o processo de vaporização.
III. O estado físico de uma substância pode ser classificado em critérios de volume e forma. Sendo assim, o sal e a areia são classificados como líquidos, pois podem adquirir a forma de um recipiente.

Assinale a alternativa correta.


Questão 39:

O planeta B possui sua própria tabela periódica, sendo que uma parte dela está representada na figura abaixo. As propriedades periódicas no planeta B seguem as mesmas tendências observadas na Terra.

Com base nas informações acima, analise as proposições.

I. O elemento Z possui raio atômico maior que Q.
II. A ordem de eletronegatividade no segundo período é Z<A<D.
III. O elemento L possui uma eletronegatividade maior que T.
IV. O maior raio atômico, nessa parte da tabela periódica, é o de Q.
V. O elemento X é menos eletronegativo que T.

Assinale a alternativa correta.


Questão 40:

As informações nutricionais de um produto alimentício constam no rótulo, mas, muitas vezes, são negligenciadas pelos consumidores. Entretanto, com o aumento nas taxas de obesidade e sobrepeso, além de outras doenças como diabetes e hipertensão, cada vez mais um número maior de consumidores passa a procurar as informações sobre a composição dos produtos que leva para casa.

Com base no exposto, analise as proposições.

I. Um produto alimentício possui a seguinte composição em massa: 40% carboidratos, 30% proteínas e 30% gorduras. Considerando que a queima de 1 g de proteínas ou carboidratos fornece 4 kcal e 1 g de gordura fornece 9 kcal, uma amostra de 75 g do produto possui um valor calórico de 550 kcal.
II. Um adulto que possua a recomendação de ingestão calórica diária de 2000 kcal, se esta pessoa ingerir 400 g do produto alimentício citado na afirmação (I) ela consumiu mais calorias que o recomendado.
III. A densidade energética é a quantidade de energia por grama. Se se considerar que todo o carboidrato da amostra seja glicose (C6H12O6 ΔH°c = -2808 kJ/mol) e toda a gordura seja ácido oleico (C18H34O2 ΔH°c = -10487 kJ/mol), pode-se afirmar que a gordura possui uma densidade energética maior do que o carboidrato.
IV. A entalpia de formação da glicose (C6H12O6) é -1268 kJ/mol. Dados: ΔH°f (CO2) = -393,51 kJ/mol, ΔH°f (H2O) = -285,83 kJ/mol e a entalpia de combustão da glicose ΔH°c = -2808 kJ/ mol.

Assinale a alternativa correta.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7