Questões da prova UDESC 2017/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2017/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Um dos principais problemas de saúde pública enfrentado principalmente pelos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, refere-se à coleta e ao tratamento de esgoto sanitário. Aliado a isso, uma nova classe de contaminantes, chamados contaminantes emergentes, que incluem resíduos de fármacos, hormônios, produtos de higiene pessoal, aditivos industriais e de combustíveis, pesticidas e herbicidas, resíduos de metais tóxicos, etc., são gerados em grandes quantidades e bastante persistentes à degradação do ambiente. Quando coletados para tratamento, muitos não são removidos pelos processos geralmente utilizados, podendo retornar ao ambiente de maneira intacta.

Com relação à informação, considere as proposições.

I. Pode-se resolver completamente o problema da contaminação ambiental por efluentes líquidos pela coleta total do esgoto produzido pela população e pela indústria.
II. O descarte correto de medicamentos vencidos, pilhas e pneus inservíveis, vasilhames de agroquímicos, etc., constituem práticas que maximizam a contaminação da água, do solo e do ar.
III. A maximização da coleta e do tratamento do esgoto doméstico/industrial, o investimento em tecnologias, por parte das autoridades públicas, para degradação de compostos persistentes, assim como a minimização do uso de água potável pela população são ações positivas que resultariam em menor impacto ao ambiente.
IV. O fato de alguns contaminantes emergentes serem resistentes à degradação está intimamente ligado à sua estrutura química relativamente inerte, necessitando de um meio enérgico para quebra da molécula, a qual pode envolver, por exemplo, o uso de oxidação com ozônio e/ou peróxido de hidrogênio, muitas vezes, em conjunto com a radiação ultravioleta.

Assinale a alternativa correta.


Questão 32:

A resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece como limite máximo para descarte de soluções contendo cobre, a concentração de 1 mg L-1; caso a concentração seja superior a esse limite, o resíduo deve ser tratado antes do descarte. Uma empresa, ao final de seu processo produtivo, gera como resíduo 3000 litros de solução de cobre com concentração de 0,005 mol L-1, por mês.

Com base na informação, assinale a alternativa correta em relação ao resíduo.


Questão 33:

O gráfico abaixo representa a temperatura de uma amostra, inicialmente no estado sólido, em função da quantidade de calor absorvida.

Analise as proposições em relação aos números, indicados no gráfico, referentes aos estados físicos da matéria e às suas características.

I. No estado líquido a substância assume a forma do recipiente que o contém. No gráfico, esse estado está representado pelo número 3.
II. O número 2 representa mudança de estado físico, conhecida como sublimação.
III. Uma das características do estado gasoso é que as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Devido a isso, nesse estado físico a matéria pode ter a forma e o volume variáveis. No gráfico, este estado físico está representado pelo número 5.
IV. O número 1 representa o estado sólido, que é caracterizado por a substância apresentar volume e forma fixos. Para a amostra em questão, o estado sólido é predominante até a temperatura de 350 K.
V. A ebulição está representada pelo número 4, e este processo é caracterizado pela passagem do estado líquido para o sólido.

Assinale a alternativa correta.


Questão 34:

Considerando as moléculas de CO e CO2 e sabendo que os comprimentos de ligação C-O em uma dessas moléculas é 121 pm (onde pm = 10-12 m) e na outra 143 pm, assinale a alternativa correta.


Questão 35:

Numere a coluna relacionando a descrição da função química à espécie que ela representa.

1. NH4+
2. CO2
3. NH3
4. KMnO4

( ) É um óxido, nesta classe de compostos o elemento oxigênio é o elemento mais eletronegativo.
( ) É uma base e, segundo Brønstead-Lowry, pode receber um ou mais prótons.
( ) É um ácido, segundo Brønstead-Lowry, cuja definição de ácido é qualquer espécie química que exiba tendência a doar prótons (íons H+).
( ) É um sal, e essa classe de compostos é um dos produtos da reação entre um ácido e uma base.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


Questão 36:

O 3,4’,5-trihidroxiestilbeno, também conhecido como resveratrol, é uma molécula encontrada, principalmente, na casca da uva. Esta molécula apresenta atividade biológica antioxidante devido à presença dos grupos hidroxilas ligados ao anel aromático.

Em relação à molécula do resveratrol, representada acima, assinale a alternativa correta.


Questão 37:

A área da Química que trata das velocidades das reações é chamada de Cinética Química. Ela é uma área de vasta importância e se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir no organismo.

Assinale a alternativa correta em relação aos fatores que afetam as velocidades das reações.


Questão 38:

As reações químicas que resultam na formação de um produto insolúvel são conhecidas como reações de precipitação. Um exemplo deste tipo de reação é a adição de uma solução incolor de iodeto de potássio a uma solução incolor de nitrato de chumbo que produz um precipitado amarelo de iodeto de chumbo e nitrato de potássio aquoso.

A equação que representa esta reação de forma correta e devidamente balanceada é:


Questão 39:

O Diazepam foi preparado pela primeira vez em 1959 por Leo Sternbach. Este composto pertence à classe das benzodiazepinas e é comumente utilizado como ansiolítico.

Em relação à molécula de Diazepam, representada acima, é correto afirmar:


Questão 40:

A figura abaixo representa uma pilha formada por uma placa de zinco e outra de cobre, mergulhadas em soluções de seus respectivos sulfatos, conectadas por um fio metálico. Além disso, existe uma membrana porosa que separa os compartimentos das duas meias-células.

(Fonte: Adaptado de Feltre, R. Química. v.2, 6 ed. São Paulo: Moderna, 2004.)

Sabendo que o potencial padrão de redução a 25°C, em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio, é de +0,34 V para a semirreação Cu2+ (aq) + 2 e- → Cu(s), e de -0,76 V para a semirreação Zn2+ + 2 e- → Zn (s), assinale a alternativa incorreta.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7