Questões da prova UDESC 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

A produção de silício de alta pureza, para aplicações tecnológicas, passa por inúmeras etapas, sendo que a etapa final está apresentada pela reação abaixo:

SiCl4 + Mg → Si + MgCl2

Sobre essa reação, analise as proposições.

I. A reação está balanceada.
II. A reação não está balanceada, sendo os coeficientes estequiométricos para essa reação 1:2:1:2.
III. Ao se utilizar 170,1 g de SiCl4 serão consumidos 48,6 g de magnésio.

Assinale a alternativa correta.


Questão 32:

O ácido desoxirribonucleico (DNA) é tido como a molécula que carrega toda a informação genética de um ser vivo. O DNA é constituído por duas fitas complementares, que são compostas por um esqueleto de fosfato, desoxirribose (açúcar) e bases nitrogenadas. À estrutura em dupla fita é observada uma complementariedade entre as bases nitrogenadas, por exemplo, a guanina interage com a citosina formando um par de bases, enquanto a adenina interage com a timina.

Abaixo, tem-se a ilustração da interação entre as bases guanina e citosina, com as interações intermoleculares, mostradas com pontilhados.

Assinale a alternativa correta sobre a interação que ocorre entre os dois pares de bases nitrogenadas, mostradas na ilustração.


Questão 33:

Um determinado medicamento, destinado ao tratamento dos sintomas de azia, apresenta em sua formulação o hidróxido de magnésio na proporção de 40 mg/mL.

Considerando que a concentração do ácido clorídrico presente no estômago é de 0,16 mol/L, assinale a alternativa que contém o volume aproximado de ácido clorídrico, que será neutralizado, quando uma pessoa ingerir 5 mL deste medicamento.


Questão 34:

O quadro abaixo apresenta o número de prótons, nêutrons e elétrons de quatro espécies químicas.

Com base no quadro, analise as proposições.

I. A espécie I é um isótopo da espécie II
II. A espécie II é o ânion Cl-
III. A espécie III tem distribuição eletrônica: [Ar]4s23d104p4
IV. A espécie IV é o cátion Li+
V. A espécie I é um átomo neutro

Assinale a alternativa correta.


Questão 35:

Macarrão é um alimento rico em carboidratos e pode ser consumido por atletas antes de treinos exaustivos ou competições, para obtenção de energia. Considere o macarrão como sendo constituído apenas por glicose (C6H12O6).

(Dados: entalpia de formação em kJ/mol: glicose: -1274; gás carbônico: -394; água: -242 )

Sobre a ingestão de carboidratos e a sua consequente transformação, analise as proposições.

I. Um atleta que ingere 500 g de macarrão, sendo que no metabolismo ocorre toda oxidação da glicose em gás carbônico e água, gera, aproximadamente, 733g de gás carbônico.
II. A quantidade de energia liberada devido à combustão completa de um mol de glicose ingerido pelo atleta é de 2542 kJ.
III. Um atleta que ingere 500 g de macarrão irá consumir 200 g de oxigênio, exclusivamente, para sua completa metabolização.

Assinale a alternativa correta.


Questão 36:

Atualmente, os OLEDs (organic light emitting diodes – diodos orgânicos emissores de luz) são empregados em diversos equipamentos eletrônicos, por exemplo, em telas de celulares e televisores.

Uma molécula promissora, que emite a cor azul, para ser utilizada nestes dispositivos, é a N,N-Bis(4-metilcumarin-7-il)anilina, representada abaixo:

Assinale a alternativa incorreta em relação à molécula representada acima.


Questão 37:

A cinética química é a área da química que trata das velocidades das reações.

Analise os processos em relação à cinética química.

I. Quando o carvão está iniciando a sua queima, as pessoas ventilam o sistema para que a queima se propague mais rapidamente.
II. Um comprimido efervescente se dissolve mais rapidamente quando triturado.

Assinale a alternativa que contém os fatores que influenciam as velocidades das reações químicas nos processos descritos em I e II, respectivamente.


Questão 38:

O oxigênio possui uma alta reatividade, podendo formar compostos com uma grande variedade de elementos da Tabela Periódica. Dependendo do elemento, o óxido poderá ter diferentes propriedades químicas.

Sobre os óxidos e as suas propriedades químicas, assinale a alternativa correta.


Questão 39:

A natureza das ligações químicas interatômicas, responsáveis pela união entre átomos, se reflete em diferentes propriedades físico-químicas, apresentadas pelos respectivos compostos formados.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre cada tipo de ligação química e as suas respectivas propriedades físico-químicas.


Questão 40:

Em março de 2017, a Polícia Federal deflagrou a “Operação Carne Fraca”, que trouxe à tona o debate em torno da qualidade da carne produzida e comercializada no Brasil. De acordo com a operação, eram usadas substâncias para "maquiar" a carne vencida, entre elas o ácido ascórbico, usado em quantidades superiores ao permitido. A equação que representa a semirreação de redução do ácido dehidroascórbico (à esquerda) é dada abaixo, juntamente com a estrutura de seu produto de redução, o ácido ascórbico (à direita).

Com relação à semirreação, assinale a alternativa correta.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7