Questões da prova UDESC 2019/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2019/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Assinale a alternativa correta.


Questão 2:

Em imagens digitais, como em fotografias tiradas com telefone celular, é comum que as cores sejam armazenadas como uma combinação das três cores primárias (vermelho, verde e azul).Atribuindo-se o valor zero para essas três cores, a cor resultante é o preto. Atribuindo-se o valor máximo para as três, obtém-se o branco. No caso de valores intermediários iguais para as três cores primárias, chega-se aos tons cinza. Qualquer outra cor pode ser obtida alterando-se, individualmente, a intensidade de cada uma das cores primárias.

Os valores para cada uma das três cores primárias podem variar de acordo com o número de bits dedicados para elas. Por exemplo, se cada cor usar um bit, ela poderá ter apenas os valores 0 e 1 no sistema binário. Se cada cor usar dois bits, poderá ter, no sistema binário, os valores 00, 01, 10 e 11, e assim por diante.

Se um determinado formato de armazenamento de imagens digitais usa 3 bits para cada cor primária, o número de cores resultantes que podem ser representadas por esse sistema é:


Questão 3:

Diz-se que uma função f é par se para todo x ∈ D(f), f(x) = f(–x), e uma função f é ímpar se para todo x ∈ D(f), –f(x) = f(–x). Quando a função não atender a nenhuma das duas condições diz-se que ela é uma função sem paridade. Considerando que todas as representações gráficas abaixo apresentam uma simetria, classifique-as conforme as definições acima.

A sequência correta de classificação das representações gráficas I, II, III e IV, nesta ordem, é:


Questão 4:

Sabendo que

pode-se afirmar que:


Questão 5:

Seja r a reta de intersecção de dois planos α e β. Sejam também ΔABC e ΔABD, dois triângulos equiláteros congruentes de altura 6 cm, com A e B sobre r, C α e Dβ.

Se um dos ângulos formados entre α e β for de 150º, então a menor distância possível entre os vértices, não comuns dos dois triângulos, é igual a:


Questão 6:


Questão 7:

Sejam f(x) = |x + 2| – 5 e g(x) = x² – 3x – 4 duas funções reais. O produto das ordenadas dos pontos de intersecção dos gráficos das duas funções é igual a:


Questão 8:

Leia a notícia abaixo:

Levantamento feito pelo G1 mostra que 50 deputados federais respondem hoje a processos criminais na Justiça. O dado representa 10% do total de parlamentares na Câmara (513). São, ao todo, 95 processos – apenas um dos deputados responde a 30 ações (quase 1/3 do total).

Apenas seis estados não colocaram na Câmara dos Deputados um representante réu em uma ação criminal na Justiça: Acre, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Entre os partidos, o PR é o que tem o maior número de processados por crimes: 7. PP, PSD e PSL têm 5 cada um. Há parlamentares de 18 partidos diferentes.

Fonte: G1 (https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/02/28/nova-camara-50-deputados-federais-sao-reus-emprocessos-criminais.ghtml)

Com base na notícia e no conceito de porcentagem, analise as sentenças, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Apenas um deputado possui mais de um processo.

( ) Cerca de 68% dos processos estão distribuídos entre 49 deputados.

( ) Como o Brasil é formado por 26 Estados, mais o Distrito Federal, sabe-se que ,aproximadamente, 78% destes elegeram deputados que possuem processos.

( ) Considerando que PR é o partido com o maior número de processados, seguido do PP, PSD e PSL, pode-se afirmar que nenhum partido tem exatamente 2, 3 ou 4parlamentares com processos.

A alternativa correta, de cima para baixo, é:


Questão 9:

A curva na Figura 1 representa o gráfico da função log x.

A área sombreada (área do retângulo + área do triângulo retângulo) na Figura 1 é:


Questão 10:

Dois dados de cores diferentes com 6 faces numeradas de 1 a 6, e não viciados, são lançados.

Analise as sentenças.

I. O resultado mais provável para a soma de suas faces superiores é 7, que tem probabilidade 1/6.

II. A soma de suas faces superiores com resultado 5 tem probabilidade 1/9, assim como o resultado 9.

III. O produto de suas faces superiores com resultado 4 tem probabilidade 1/12.

IV. O 9 é um dos resultados menos prováveis para o produto de suas faces superiores e tem probabilidade 1/36.

Assinale a alternativa correta.


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10