Questões da prova UDESC 2019/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2019/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Analyze the sentence below and mark the alternative which has the correct analysis.

“The popular sitcom Friends was set there, and the busloads of tourists looking for places mentioned in the show come here every weekend” (lines 15/16).


Questão 32:

Mark the alternative which contains the correct singular form of the words.


Questão 33:

The text says that:


Questão 34:

Mark the correct alternative which has the right affirmation.


Questão 35:

Mark the alternative which contains the best title for the text.


Questão 36:

Analise as proposições em relação à crônica de Marina Colasanti, PORQUE NÃO ERA UMA FOLHA MORTA, e ao Texto 1.

I. A repetição do verbo haver no primeiro parágrafo representa a possibilidade de uma folha seca metamorfosear-se.

II. Nas palavras “gerânios” (linha 2), “resistência” (linha 4) e “infância” (linha 10) o acento gráfico é justificado pela mesma regra gramatical, todas contêm ditongo crescente.

III. Os vocábulos “pazinha” (linha 3), “pedúnculo” (linha 7) e “jardinagem” (linha 3), quanto à formação de palavras, são formados pelos sufixos -inh e -ulo, que indicam grau diminutivo, e -agem que indica coleção, sequencialmente.

IV. No sintagma " um bambu que gira” (linha 13) a palavra destacada tem a função deum advérbio, pode ser substituída por somente ou apenas e não ocorre alteração de sentido, no texto, e nem gramatical.

V. A leitura da estrutura “só um bambu que gira, havia aprendido para sempre, anula o radar do morcego e pode abatê-lo” (linhas 13 e 14) leva o leitor a inferir que o homem busca unir sabedoria popular e ciência.

Assinale a alternativa correta.


Questão 37:

Analise as proposições em relação à obra Crônicas para jovens, Marina Colasanti, à crônica PORQUE NÃO ERA UMA FOLHA MORTA, ao Texto 1, e assinale a alternativa incorreta.


Questão 38:

Analise as proposições em relação à crônica de Marina Colasanti, PORQUE NÃO ERA UMAFOLHA MORTA, ao Texto 1 e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) No período “Todos os morcegos da infância pareceram esvoaçar ao meu redor”(linha 10), quanto à classe gramatical, as palavras destacadas são, sequencialmente, pronome indefinido, artigo definido, locução adjetiva, contração da preposição a com o artigo o e pronome possessivo.

( ) Da leitura do período “uma densidade mole que não sendo resistência também não era entrega” (linhas 3 e 4), infere-se a evidência de ideias contrárias, portanto assegura-se a presença da figura de linguagem – antítese.

( ) No sintagma “Mas havia um peso na folha” (linha 3) o peso ocorre por ser uma folha de gerânio, uma planta leguminosa em que a retenção da água torna-a densa e pesada.

( ) A palavra “dela” (linha 5), constituída pela preposição de com o pronome pessoal ela, indica algo já mencionado no texto, assim este vocábulo é um anafórico da palavra folha (linha 3).

( ) A leitura do período “E fui de novo menina de camisola num quarto grande de paredes claras” (linhas 10 e 11) leva o leitor a inferir que há uma reminiscência ao período da infância, que também é reforçado pelo verbo flexionado no pretérito.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.


Questão 39:

Analise as proposições em relação à crônica de Marina Colasanti, PORQUE NÃO ERA UMAFOLHA MORTA, e ao Texto 1.

I. A autora, ao narrar esta crônica, procura estabelecer um nexo de causa e efeito entre os fatores literários e biológicos, ao retratar a figura do mamífero alado.

II. A leitura da oração “Tomada de súbito asco percebi que não era uma folha morta, era um morcego” (linha 9) revela, de forma alegórica, a metamorfose do morcego, tal qual ocorre com a larva em borboleta.

III. Na oração “Tomada de súbito asco” (linha 9) a palavra destacada, quanto à classe gramatical, é verbo flexionado na forma nominal, no entanto também pode ser classificada substantivo comum, a exemplo, A tomada era de três pinos, conforme o contexto há alteração quanto à classe gramatical, quando isto ocorre, logo diz-se que, em relação à formação de palavras, há derivação imprópria.

IV. Da leitura do período “Todos os morcegos da infância pareceram esvoaçar” (linha 10), infere-se que há um flash reminiscente das lembranças, não tão agradáveis, da meninice.

V. Embora a autora se enquadre na contemporaneidade, a crônica traz alguns elementos capazes de remontar ao período naturalista, pois a obra, também, aborda temas sombrios como violência, corrupção, pobreza, prostituição e miséria, tornando-a muito pessimista – característica marcante dos naturalistas.

Assinale a alternativa correta.


Questão 40:

Analise as proposições em relação à obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus, ao Texto 2 e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) No período “Vesti o José Carlos para ir na escola” (linha 1), quanto à regência verbal, na língua culta padrão, há um desvio gramatical que, no entanto, linguisticamente, é aceito na linguagem informal/coloquial.

( ) No sintagma “e o dinheiro que se ganha não dá pra nada” (linha 3) a autora procura mostrar a desvalorização do dinheiro devido ao momento histórico em que está vivendo – transição do governo JK.

( ) A leitura do sintagma “Andar igual um judeu errante a traz de dinheiro” (linhas 2 e 3) leva o leitor a inferir que há o pressuposto de que a autora conhecia a lenda do Judeu errante, e apenas trocou o termo água por dinheiro.

( ) No período “Passei no Frigorifico, ganhei uns ossos” (linhas 3 e 4) as palavras sublinhadas, quanto à fonologia, apresentam dígrafo e ditongo decrescente, encontro consonantal, dígrafo e ditongo decrescente, e dígrafo, sequencialmente.

( ) No período “Deixei o João brincando com ela, porque hoje não tem aula para o segundo ano” (linhas 4 e 5) a oração destacada, quanto à sintaxe, é oração subordinada adjetiva explicativa, se houver uma inversão e ela iniciar o período, o sinal de pontuação da vírgula torna-se optativo e a oração passa a classificar-se como oração subordinada adjetiva restritiva.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.


 
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10