Questões da prova UDESC 2020/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2020/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Cristiane ligou para o delivery de uma pizzaria e pediu uma pizza média, cujo diâmetro é de 30 cm. Porém, a pizzaria estava sem embalagens disponíveis para entregar a pizza média e propôs que Cristiane levasse duas pizzas pequenas, cada uma com raio de 10 cm, pelo mesmo valor de uma pizza média. Ao aceitar a proposta da pizzaria, e desconsiderando a espessura das pizzas, é correto afirmar que Cristiane recebeu:


Questão 2:

Define-se como função exponencial a relação dada por f: R R tal que f(x) = ax, sendo aR, a > 0 e a ≠ 1.

Analise as sentenças, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) f(x) = 2-x não é uma função exponencial.

( ) Uma função exponencial não está definida para valores negativos de x.

( ) f(x) = πx é uma função exponencial e intercepta o eixo das ordenadas em y = 1.

( ) Toda função exponencial possui uma assíntota horizontal.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.


Questão 3:


Questão 4:

Com a expansão da cerveja artesanal, o Brasil fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Em 2018 foram concedidos, aproximadamente, 6,8 mil registros de produtos para cerveja/chope e 210 novas fábricas foram abertas. Entre os estados, o Rio Grande do Sul ocupa o primeiro lugar, tanto em número de cervejarias (186) quanto em densidade cervejeira(habitantes/cervejaria). Os números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018,divulgado em 23 de janeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

(Fonte: https://revistabeerart.com/news/cervejarias-brasil).

No Quadro 1 tem-se a evolução do número de cervejarias das Unidades Federativas com o maior número de cervejarias.

Analise as sentenças de acordo com os dados apresentados acima.

I. O número de cervejarias cresceu a uma taxa de mais de 30%, de 2017 para 2018.

II. O destaque maior fica por conta do Espírito Santo que teve mais de 70% de expansão em cervejarias registradas.

III. A taxa de crescimento das cervejarias em Santa Catarina foi abaixo de 32%.

IV. Sabendo que a população do Rio Grande do Sul é 11,29 milhões de habitantes, a densidade cervejeira é de aproximadamente 60.698.

Assinale a alternativa correta.


Questão 5:


Questão 6:

As novas placas de carro no padrão Mercosul começaram a ser usadas, em alguns estados do Brasil, em dezembro de 2018, e a implementação destas será gradual. O modelo antigo e o novo (padrão Mercosul) têm sete caracteres alfanuméricos. Na placa antiga, as letras e números podiam ser repetidos, mas tinham posição fixa em uma sequência: LLL NNNN (sendo L letra e N número). Na nova placa, além de ter 4 letras e 3 números, esses podem ser embaralhados e repetidos. Em um primeiro momento, no Brasil, foi definida uma sequência fixada seguinte forma: LLL NLNN.

Considerando a nova placa, no padrão Mercosul, com a sequência fixa LLL NLNN, a quantidade de placas a mais que se passa a ter, em relação ao modelo antigo, é:


Questão 7:

Considere a sequência

Construindo-se uma nova sequência, cujos termos são formados pelos logaritmos de base 2/3 dos termos da sequência X, tem-se que a soma dos 30 primeiros termos desta nova sequência é:


Questão 8:


Questão 9:

Se as circunferências (x – a)² + (y – 2)² = 5 e (x – 6)² + (y – b)² = 11,25 são tangentes exteriores no ponto (3, 3), então o valor de a + b é igual a:


Questão 10:

Duas engrenagens X e Y têm 22 e 34 dentes, respectivamente. Elas estão encaixadas de modo que um motor ligado à engrenagem X a faz girar no sentido anti-horário e essa faz a engrenagem Y girar no sentido horário. Sabe-se que a engrenagem Y demora 2 minutos para realizar uma revolução completa. As duas engrenagens retornarão à posição inicial após:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10