Questões da prova UFMS 2010

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFMS 2010. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Com relação à obra O cortiço, de Aluísio Azevedo, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 12:

Com relação a Urupês, de Monteiro Lobato, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 13:

A membrana plasmática da célula desempenha diversas funções, apresentando importantes especializações além de capacidade seletiva. Em relação à membrana plasmática, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 14:

As proteínas, formadas pela união de aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 15:

A galactosemia é uma doença que leva a problemas na metabolização da galactose e é causada por um gene autossômico recessivo. Para análise, considere “G” para o alelo dominante e “g” para o alelo recessivo. Nesse sentido, um homem heterozigoto (Gg) casou-se com uma mulher também heterozigota (Gg). Em relação às probabilidades de os descendentes desse casal apresentarem galactosemia, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 16:

Em relação às seguintes estruturas celulares:

I. Mitocôndrias
II. Lisossomos
III. Peroxissomos
IV. Cloroplastos
V. Complexo Golgiense
VI. Ribossomos

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 17:

Considere os seguintes organismos: anfioxo (animal A); galinha (animal B); jacaré (animal C); aranha (animal D); sapo (animal E) e cão (animal F). Em função da quantidade e da distribuição do vitelo nos óvulos, é correto afirmar:


Questão 18:

Em relação às doenças parasitárias que afetam o homem, é correto afirmar:


Questão 19:

Observe a figura abaixo que representa um tecido epitelial glandular, a seguir analise as proposições e assinale a(s) correta(s).


Questão 20:

Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

"Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (...) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (...) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma de cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta em uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a idéia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superfícial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar."

Fonte: Agência FAPESP (http://www.agencia.fapesp.br/materia/ 679/divulgacao-cientifica/sapo-sem pulmao-e-descoberto.htm)


Páginas: 1 [2] 3 4 5