Questões da prova UFMS 2010

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFMS 2010. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

O gráfico abaixo mostra o padrão de crescimento corporal de dois organismos.

Analisando o gráfico acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 22:

A figura abaixo, extraída e adaptada de www.educacaopublica.rj.gov.br, demonstra o relacionamento filogenético de alguns grupos de animais. Com base nessa figura, analise as proposições a seguir e assinale a(s) correta(s).


Questão 23:

O Cerrado, que é o segundo maior Bioma brasileiro, ocupa aproximadamente 2 milhões de hectares e apresenta grande biodiversidade, devido principalmente à influência de outros biomas com os quais mantém contato (Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, Caatinga, Matas Secas e Pantanal). Entretanto, o Cerrado vem sofrendo com grandes desmatamentos desde a década de 70, uma vez que não é protegido por lei, e sua área plana fez com que fosse considerado o local ideal para o desenvolvimento de grandes culturas e pastagens. Assim, o Cerrado sempre foi visto como uma fronteira agropastoril, onde, através da correção do solo ácido, tudo se produz.

Com relação ao aspecto geral da vegetação do Cerrado, é correto afirmar:


Questão 24:

O Brasil já adotou várias medidas alternativas com relação à demanda energética para tentar diminuir sua dependência do petróleo (fonte energética não renovável). Entre elas, pode ser citado o uso da biomassa vegetal, seja como biocombustível, com a utilização principalmente da cana-de-açúcar para a produção do álcool, seja como fonte de calor. Para o funcionamento de indústrias siderúrgicas, são necessárias fontes que forneçam uma grande quantidade de energia, e esta é encontrada no carvão vegetal. Com relação à produção do carvão vegetal no Brasil, é correto afirmar:


Questão 25:

A análise da amostra de um líquido orgânico revelou tratar-se de um éter, de massa molar 60 g/mol, com a seguinte composição centesimal: C = 60,00%; H = 13,34%; O = 26,66%. Com base nessa informação, analise as afirmações abaixo, indicando a(s) correta(s). (Use: Massas Molares em g/mol: C=12; H=1; O=16).


Questão 26:

Com respeito à hidrólise de sais, analise as proposições abaixo e assinale a(s) correta(s).


Questão 27:

Analise as afirmações feitas sobre a cadeia carbônica abaixo e assinale a(s) correta(s).


Questão 28:

A equação abaixo ilustra a reação de transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono, muito importante para a indústria siderúrgica.

C(s) + CO2(g) ↔ 2CO(g)
ΔH = 174 kJ/mol de carbono

Como envolve gases, a constante de equilíbrio dessa reação pode ser expressa, como:

Kp = (pCO)² / (pCO2)

em que “p” é a pressão parcial do gás. A respeito desse equilíbrio, analise as proposições abaixo e assinale a(s) correta(s). (Use: Massa Molar em g/mol: C = 12).


Questão 29:

Dado o sistema a seguir, e considerando log o logaritmo na base 10, assinale a(s) afirmação(ões) correta(s).


Questão 30:

A seguir foram feitas afirmações sobre geometria espacial, assinale a(s) correta(s).


Páginas: 1 2 [3] 4 5