Questões da prova UFPR 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

A figura abaixo representa um cromossomo hipotético, em que estão assinaladas as posições de 5 genes (aqui chamados de able, binor, clang, ebrac e fong), e a tabela na seqüência mostra a distância entre eles.

Com base nos estudos sobre mapeamento genético, considere as seguintes afirmativas:

  1. Depois de able, o gene mais próximo do centrômero é binor.
  2. Os genes fong e ebrac estão no mesmo braço cromossômico.
  3. A maior chance de ocorrer uma permuta é entre os genes clang e binor.
  4. Os genes identificados com os números 3 e 4 são, respectivamente, ebrac e binor.

Assinale a alternativa correta.


Questão 12:

Para não se perderem na floresta, João e Maria resolveram fazer marcas nas árvores pelas quais passavam. A marca consistia em cortar com uma faca um anel do tronco, na altura dos seus olhos. Na volta para casa algum tempo depois, ficaram surpresos ao observar que algumas das árvores que tinham marcado estavam morrendo. Considere o esquema do caule das árvores apresentado abaixo e assinale a alternativa que explica o que ocorreu.


Questão 13:

Segundo o modelo atômico de Niels Bohr, proposto em 1913, é correto afirmar:


Questão 14:

Um solução saturada de Ag3PO4, a 25 °C, contém 1,2 miligramas desse sal por litro de solução.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as concentrações, em mol.L-1, dos íons Ag+ e PO43- e o valor da constante produto de solubilidade (Kps) do Ag3PO4.

Massas molares: Ag = 107,9 g.mol-1; P = 31,0 g.mol-1; O = 16,0 g.mol-1.


Questão 15:

O gráfico a seguir descreve as variações das concentrações das espécies presentes num sistema reacional, em função do tempo, para a reação hipotética:

Com base no gráfico, assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta os coeficientes x, y e z e indica se o valor de Kc é maior ou menor que 1.


Questão 16:

10,00 mL de uma solução de (NH4)2SO4 foram tratados com excesso de NaOH. O gás NH3 liberado foi absorvido em 50,00 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de HCℓ. O HCℓ que sobrou foi neutralizado por 21,50 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de NaOH. Qual a concentração da solução de (NH4)2SO4 em mol.L-1?


Questão 17:

O gráfico a seguir corresponde à tendência da primeira energia de ionização em função do número atômico do elemento, do hidrogênio (Z = 1) ao radônio (Z = 86). A energia de ionização corresponde à energia necessária para remover um elétron do átomo neutro.

Acerca do tema, considere as afirmativas a seguir:

  1. A energia de ionização tende a diminuir no grupo e aumentar no período.
  2. A energia de ionização do hidrogênio é maior que a do hélio.
  3. A energia de ionização do flúor é maior que a do argônio, do criptônio e do xenônio.
  4. As energias de ionização dos elementos do grupo 18 (gases nobres) são inferiores às energias de ionização dos metais de transição.

Assinale a alternativa correta.


Questão 18:

A dureza da água é um problema que afeta residências e indústrias por gerar acúmulo mineral nas tubulações e dificultar a formação de espumas de sabão e detergentes. Relacione os elementos da coluna da esquerda, que apresenta as constantes de produto de solubilidade de carbonatos, com as afirmativas da coluna da direita.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Questão 19:

Num experimento demonstrativo, foi realizada a queima de um fio de magnésio, reação que libera grande quantidade de calor e luz. Um aluno tomou nota de alguns dados. Examinou o fio de magnésio utilizado, constatando que pesava 2,43 g. Além disso, procurou numa tabela e anotou a densidade do magnésio (d = 1,74 g.cm-3). Após a queima do fio de magnésio, sobraram cinzas que o aluno recolheu e pesou, obtendo o valor de 4,03 g. Compactando-as em um canudo, o volume das cinzas foi estimado em 1,1 cm³. A partir dos dados anotados pelo aluno, é correto concluir:


Questão 20:

Sobre a variabilidade climática, é correto afirmar:


Páginas: 1 [2] 3 4