Questões da prova UFPR 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Para a instalação da sede de uma empresa (que ocupará 1 km²) numa área de 100 km², é necessário fazer a cartografia de cada uma dessas áreas separadamente. Em relação às características das cartas a serem construídas, é correto afirmar:


Questão 22:

Ao se lançar um olhar geográfico sobre o estado do Paraná, verifica-se que estão contidos em seu território espaços diferenciados que fazem ver que existem diversos “Paranás”. São espaços que se interconectam, que se completam ou que se opõem.

(FONTE: Modificado de Revista Paranaense de Desenvolvimento. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. n. 82, 1994. Curitiba: IPARDES, 31–66.)

Sobre esse tema, é correto afirmar:


Questão 23:

A economia mundial influencia outros setores da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

  1. O atual modelo assumido pela economia mundial coloca países subdesenvolvidos e desenvolvidos em um mesmo patamar socioeconômico e cultural.
  2. A presença da rede McDonald’s em países como a Índia e a China mostra a eficácia dos modelos de consumo ocidentais difundidos pela ruptura de barreiras comerciais.
  3. Cuba é um dos poucos países do mundo ocidental que se mantém fora do circuito mundial do comércio, da informação e da comunicação, embora na atualidade se verifiquem algumas mudanças na participação cubana nesses setores.
  4. A abertura econômica da China tem sido acompanhada por um acelerado processo de democratização do país.

Assinale a alternativa correta.


Questão 24:

Representar um corpo esférico como a Terra, ou suas partes, tem sido um desafio desde tempos imemoriais. Para tanto, foram criados os chamados sistemas de projeção cartográfica. Com esses sistemas, tornou-se viável preservar algumas características do espaço representado, em detrimento de outras características julgadas menos importantes para o propósito cartográfico. Sobre projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas:

  1. As projeções conformes não deformam os ângulos.
  2. O Sistema UTM adota a projeção conforme de Gauss.
  3. As projeções equivalentes distorcem as áreas.
  4. As projeções eqüidistantes podem ser classificadas em meridianas, transversais e azimutais.

Assinale a alternativa correta.


Questão 25:

Na década de 80 do século passado, foi inaugurado o primeiro cabo submarino feito de fibra ótica. Atualmente todos os continentes da Terra já estão conectados por cabos submarinos feitos dessa fibra. Na comunicação por fibra ótica, o sinal se propaga obedecendo a um importante fenômeno da ótica geométrica. Assinale a alternativa que apresenta esse fenômeno.


Questão 26:

Quando ouvimos uma banda de rock ou uma orquestra sinfônica executar uma música, podemos distinguir o som emitido por cada um dos instrumentos tocados pelos músicos. Essa é uma das capacidades de nosso aparelho auditivo. A qualidade do som que nos permite diferenciar cada um dos instrumentos, mesmo quando tocando simultaneamente a mesma nota musical, é chamada de:


Questão 27:

A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, a água pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos. Um desses casos é quando ela muda do estado gasoso para o líquido. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto dessa transformação.


Questão 28:

Em um cruzamento mal sinalizado, houve uma colisão de dois automóveis, que vinham inicialmente de direções perpendiculares, em linha reta. Em módulo, a velocidade do primeiro é exatamente o dobro da velocidade do segundo, ou seja, v1 = 2v2. Ao fazer o boletim de ocorrência, o policial responsável verificou que após a colisão os automóveis ficaram presos nas ferragens (colisão inelástica) e se deslocaram em uma direção de 45º em relação à direção inicial de ambos. Considere que a massa do segundo automóvel é exatamente o dobro da massa do primeiro, isto é, m2 = 2m1 e que a perícia constatou que o módulo da velocidade dos automóveis unidos, imediatamente após a colisão, foi de 40 km/h.

Assinale a alternativa que apresenta a velocidade correta, em módulo, do automóvel 2, isto é, v2, imediatamente antes da colisão.


Questão 29:

Todas as sentenças abaixo apresentam ambigüidades. Assinale a alternativa em que a ambigüidade não pode ser desfeita com a simples alteração na ordem das palavras.


Questão 30:

A VÍRGULA

A vírgula pode ser uma pausa. Ou não.
Não, espere.
Não espere.

A vírgula pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso, só ele resolve.

Ela pode forçar o que você não quer.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode acusar a pessoa errada.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

A vírgula pode mudar uma opinião.
Não quero ler.
Não, quero ler.

UMA VÍRGULA MUDA TUDO.
ABI: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA.
100 ANOS LUTANDO PARA QUE NINGUÉM MUDE NEM UMA VÍRGULA DA SUA INFORMAÇÃO.
(Anúncio publicado na revista Veja, 9 abr. 2008.)

Sobre esse anúncio, considere as seguintes afirmativas:

  1. Na frase “Não, espere”, a vírgula é usada para indicar que a leitura deve ser feita pausadamente, com ênfase em cada palavra.
  2. No segundo conjunto de frases, a idéia de heroísmo é veiculada pela primeira frase.
  3. A frase “Aceito, obrigado” tem como interpretação preferencial “Sou obrigado a aceitar”.
  4. No quarto conjunto de frases, a primeira pode corresponder a uma acusação equivocada se não expressar a intenção do autor de acusar o juiz ou outra pessoa.
  5. Nas frases “Não, espere” e “Não, quero ler” a negação não incide sobre o conteúdo dos verbos “esperar” e “querer”, mas sobre outros conteúdos, que permanecem implícitos.

Assinale a alternativa correta.


Páginas: 1 2 [3] 4