Questões da prova UFPR 2010

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2010. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Num mapa da Região Metropolitana de Curitiba, na escala 1:250.000, uma das pistas da rodovia BR-116 aparece desenhada com um milímetro de largura. A partir dessa informação, é correto afirmar:


Questão 2:

Qual das seguintes retas passa pelo centro da circunferência x² + y²+ 4y - 3 = 0?


Questão 3:

Em uma população de aves, a probabilidade de um animal estar doente é 1/25. Quando uma ave está doente, a probabilidade de ser devorada por predadores é 1/4, e, quando não está doente, a probabilidade de ser devorada por predadores é 1/40. Portanto, a probabilidade de uma ave dessa população, escolhida aleatoriamente, ser devorada por predadores é de:


Questão 4:

Para testar a eficiência de um tratamento contra o câncer, foi selecionado um paciente que possuía um tumor de formato esférico, com raio de 3 cm. Após o início do tratamento, constatou-se, através de tomografias, que o raio desse tumor diminuiu a uma taxa de 2 mm por mês. Caso essa taxa de redução se mantenha, qual dos valores abaixo se aproxima mais do percentual do volume do tumor original que restará após 5 meses de tratamento?


Questão 5:

A soma das áreas dos três quadrados ao lado é igual a 83 cm². Qual é a área do quadrado maior?


Questão 6:

A tabela abaixo mostra o número de casos de cinco doenças notificadas pelo Hospital de Clínicas da UFPR entre os anos 2004 e 2007.

A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que entre 2004 e 2007:


Questão 7:

O gráfico abaixo representa o resultado de um experimento em que foi medida a velocidade da fotossíntese em função da temperatura na folha de um vegetal mantida sob iluminação constante.

Com base nesse gráfico e nos conhecimentos acerca do processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta.


Questão 8:

Dois estudantes de Biologia encontraram no mar, próximo à praia, um organismo que nunca tinham visto antes, mas que pelos seus conhecimentos prévios supuseram que poderia ser um porífera ou um urocordado. Como eles devem proceder para decidir a qual grupo pertence esse organismo?


Questão 9:

Considere os seguintes cruzamentos entre humanos:


Com base nesses cruzamentos, é correto afirmar que a anomalia presente nos indivíduos assinalados em preto é causada:


Questão 10:

Abaixo estão representados três exemplos de cadeias alimentares na coluna da esquerda e, na coluna da direita, três pirâmides que expressam o número relativo de indivíduos em cada nível, numa situação de equilíbrio ecológico. Relacione as cadeias alimentares da coluna da esquerda com as pirâmides da direita.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Páginas: [1] 2 3 4