Questões da prova UFSC 2011

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2011. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

(Adaptada) O volume de um cone reto é 1024 π cm³. Se a altura, o raio da base e a geratriz desse cone formam, nessa ordem, uma progressão aritmética, então calcule a medida da geratriz, em centímetros,  e assinale  o valor obtido no cartão-resposta.


Questão 2:

Um extraterrestre que resolvesse estudar a composição química das formas de vida em nosso planeta poderia concluir, de maneira correta, que ela é baseada em compostos de carbono, água e sais minerais. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 3:

Dentre os vários mecanismos de transporte em nível de membrana celular, podemos citar a  osmose. De maneira simplificada, a figura abaixo esquematiza as condições para a ocorrência da osmose.

Com relação ao processo osmótico, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 4:

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


Questão 5:

As figuras abaixo mostram procedimentos cirúrgicos no aparelho reprodutor masculino e feminino denominados de vasectomia (Figura 1) e ligação tubária (Figura 2).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 6:

O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A, B, C, D e E indicam processos metabólicos que ocorrem neste ciclo.

Sobre este ciclo, é correto afirmar que:


Questão 7:

A cobertura vegetal original do estado  de Santa Catarina compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de  devastação. As florestas nas áreas do planalto serrano apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da  Serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de  São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.

Texto adaptado de:  ATLAS ESCOLAR DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Subsecretaria de Estudos Geográficos e   Estatísticos. Rio de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 1991. p. 26.

O texto cita as coníferas (araucárias), uma representante do grupo das gimnospermas.

Sobre este grupo, é correto afirmar que:


Questão 8:

Leia atentamente o trecho da obra de João Cabral de Melo Neto.

Vou dizer todas as coisas
que desde já posso ver
na vida desse menino
acabado de nascer:
aprenderá a engatinhar
por aí, com aratus*,
aprenderá a caminhar
na lama, com goiamuns*,
e a correr o ensinarão
os anfíbios caranguejos,
pelo que será anfíbio
como a gente daqui mesmo.
* aratus e goiamuns – espécies de caranguejos.

 

MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 127-128.

Este trecho faz a previsão da vida futura de um menino que aprenderá a engatinhar e caminhar com aratus e goiamuns. Estes dois animais, assim como outras espécies de caranguejos, são representantes dos crustáceos. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 9:

A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano.

Com respeito a este aparelho, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 10:

O heredograma abaixo mostra uma família onde encontramos indivíduos não afetados (quadrados e círculos brancos) e afetados por uma anomalia (quadrados e círculos pretos).

Segundo a 1a e a 2a lei de Mendel, a análise deste heredograma nos permite concluir corretamente que:


Páginas: [1] 2 3