Questões da prova UFSC 2013

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2013. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Complexos Econômicos Regionais de Santa Catarina

Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no estado de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 22:

A questão ambiental vem sendo discutida em conferências mundiais há bastante tempo. Uma das principais delas, conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, foi realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, e contou com a presença de vários países para decidirem as ações nos vinte anos seguintes. Em 1992, no Rio de Janeiro, houve outra reunião de avaliação relativa às ações do último encontro. Mais recentemente, na mesma cidade, o encontro conhecido como Rio+20 avaliou o passado e propôs alternativas para as próximas décadas.

Disponível em: <http://pilordia.blogspot.com.br/2012/06/reducao-do-ipi-as-portas-da-rio-20.html>. [Adaptado] Acesso em: 17 ago. 2012.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 23:

Sobre o processo de industrialização brasileira e sua relação com as macrorregiões, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 24:

Sobre o continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 25:

Sobre as relações de poder entre países, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

 


Questão 26:

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 27:

Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos.

VESENTINI, José W. Geografia: o mundo em transformação - Geografia geral e do Brasil: problemas e alternativas. V. 2. São Paulo: Ática. 2011. [Adaptado]

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 28:

A caracterização do clima de uma região depende de elementos como temperatura, umidade e pressão atmosférica. Há também fatores como a distância de uma região para o mar, correntes marítimas, latitude e altitude. Em áreas de baixa altitude, o calor é retido por mais tempo por causa da atmosfera mais densa. Se o ar é rarefeito, como ocorre em áreas de altitude elevada, há menor capacidade para manter o calor que vem do Sol. Em relação à latitude, quanto mais próxima dos polos uma região estiver (latitude maior), mais fria ela será, e, quanto mais próxima da linha do Equador (latitude menor), mais quente ficará a região.

Sobre tipos climáticos brasileiros e seus respectivos regimes termopluviométricos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 29:

O debate que falta sobre o Código Florestal

Nodebate sobre o novo Código Florestal, os dilemas sobre que Brasil o mundo precisa e o que estamos dispostos a construir como nação numa perspectiva de sustentabilidade e justiça social, com democracia, ficam em segundo plano. O debate está restrito aos limites dados pelo agronegócio, entre o que seus promotores acham aceitável para continuar se expandindo e o que a sociedade é capaz de suportar, sem nada mudar no rumo já traçado. Na verdade, como questão pública e política, a mudança legal do Código Florestal é determinada por umavelha agenda desenvolvimentista, hegemonizada pelos grandes interesses e forças econômicas envolvidas na cadeia agroindustrial, um dos pilares do Brasil potência emergente. Tudo que se fará não será no sentido de uma mudança de rumo, mas de flexibilização de regras e condutas para continuar destruindo.

Disponível em: <http://revistaforum.com.br/blog/2012/08/o-debate-que-falta-sobre-o-codigo-florestal>. [Adaptado] Acesso em: 4 set. 2012.

Após a análise do texto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 30:

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Páginas: 1 2 [3] 4 5