Questões da prova UFSC 2015

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2015. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Variações pluviométricas ocorrem conforme as estações do ano em várias regiões do Brasil. Os gráficos abaixo mostram os índices pluviométricos e as temperaturas em algumas cidades localizadas em biomas típicos do nosso País.

Com base na análise dos dados constantes nos gráficos acima e nos conhecimentos acerca dos biomas típicos do Brasil, é CORRETO afirmar que:


Questão 42:

As figuras abaixo são micrografias eletrônicas de duas estruturas celulares.

Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br> Acesso em: 10 ago. 2014.

Sobre a fisiologia e a morfologia dessas estruturas, é CORRETO afirmar que:


Questão 43:

A invenção do microscópio óptico é atribuída aos holandeses Zacharias Janssen e seu pai, por volta do ano 1590. O microscópio eletrônico de transmissão foi inventado no início dos anos 1930 pelo alemão Ernest Ruska. Mais importante que a capacidade de aumento de um microscópio é o seu poder de resolução, ou seja, a capacidade de distinguir dois pontos próximos como se estivessem separados. Com relação a estes instrumentos, é CORRETO afirmar que:


Questão 44:

Os ossos são estruturas muito resistentes e também elásticas e têm importantes funções no nosso organismo, como a de sustentação. Na figura abaixo, são mostradas as partes principais de um osso longo humano.

Sobre os ossos, é CORRETO afirmar que:


Questão 45:

No noticiário atual ou mesmo em séries de TV e novelas, tem sido frequente a referência aos “exames de DNA” ou “testes de DNA” para determinação de paternidade, identificação de criminosos ou de suas vítimas e mesmo de cadáveres. Com relação a estes testes e ao DNA, é CORRETO afirmar que:


Questão 46:

Ao observar diferentes grupos de animais, constata-se que existe grande diversidade entre eles no que se refere aos sistemas digestório, circulatório, respiratório, esquelético e excretor, entre outros. Na coluna A citam-se sistemas que podem ser encontrados em diferentes grupos animais e na Coluna B, as variações destes sistemas.

Com relação às associações entre as colunas A e B, é CORRETO afirmar que:


Questão 47:

A figura abaixo representa a chegada e a proliferação de células tumorais no tecido hepático provenientes do tecido pulmonar.

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre o câncer, é CORRETO afirmar que:


Questão 48:

Terminou, no dia 2 de agosto de 2014, o prazo de quatro anos concedido pela Lei n. 12.305, de 2010 – a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – para os municípios brasileiros apresentarem seus planos diretores de gerenciamento de resíduos e instalarem aterros sanitários adequados. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), existem hoje 1.360 aterros nos mais de 5 mil municípios do País; o restante, fica implícito, vai para lixões a céu aberto. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 40% do lixo coletado tem "destinação irregular". Mas, sem planos adequados, as prefeituras não poderiam receber recursos federais. E, diz a CNM, 61,7% dos municípios não se adequaram às exigências da PNRS.
NOVAES, Washington. O prazo chega ao fim. Que se fará com o lixo? O Estado de São Paulo, ago. 2014. [Adaptado]

Sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:


Questão 49:

Para explicar a herança da cor da pele nos humanos, existem dois modelos poligênicos. O primeiro se baseia na existência de dois genes com dois alelos cada um. O segundo admite a existência de três genes, cada um deles também com dois alelos. No primeiro modelo, indivíduos AABB seriam negros e aabb seriam brancos. No segundo modelo, AABBCC seriam negros e aabbcc seriam brancos. Em ambos os modelos, a ação dos genes e seus alelos seria aditiva, não existindo uma relação de dominância entre os alelos envolvidos. A cor da pele dependeria então da presença de alelos mais ou menos ativos na produção da melanina, sendo este um modelo típico de herança quantitativa.

Com relação à herança da cor da pele humana, é CORRETO afirmar que:


Questão 50:

A figura abaixo representa a idade geológica das principais espécies de hominídeos, com base na datação de fósseis.

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre a evolução humana, é CORRETO afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 [5]