Questões da prova UFSC 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

PELUSO JR., Victor A. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, FCC, 1991.

A diversidade geográfica e humana de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 95,4 mil km2, o menor Estado do Sul do Brasil. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas.

Disponível em: <http://www.sc.gov.br/index.php/conhecasc/geografia>. Acesso em: 25 jul. 2017.

Com base nas informações acima e nos conhecimentos a respeito de Santa Catarina, é correto afirmar que:


Questão 12:

[...] A separação física com o vizinho pobre do sul tem sido uma política de Estado desde que Clinton ergueu os primeiros trechos, em 1993, reaproveitando sucata trazida da Guerra do Golfo. Já são 1.046 km de barreiras separando os dois países, incluindo as grades de 4,6 metros contratadas pelo correligionário Obama. [...]

FOLHA DE S. PAULO, segunda-feira, 26 jun. 2017. A16 Mundo.

A reportagem trata das migrações que ocorrem na fronteira entre Estados Unidos e México. Sobre a situação abordada pelo texto acima e sobre as migrações e os refugiados no mundo atual, é correto afirmar que:


Questão 13:

Realizada nos dias 7 e 8 de julho de 2017, a reunião do G20 prometeu reforçar os compromissos do Acordo de Paris. Os líderes de mais de vinte nações industrializadas e em desenvolvimento do mundo encontraram-se em Hamburgo, na Alemanha, para discutir temas financeiros e outras questões fundamentais ao desenvolvimento, como o meio ambiente.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/noticias-sobre/g20/>. [Adaptado]. Acesso em: 10 jul. 2017.
Imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/place/alemanha>. [Adaptado]. Acesso em: 10 jul. 2017.

Sobre o mundo contemporâneo e sua orientação e localização, é correto afirmar que:


Questão 14:

Com relação à Cartografia e a respeito das projeções cartográficas, é correto afirmar que:


Questão 15:

Sobre o mito da caverna no livro A República, de Platão, é correto afirmar que ele:


Questão 16:

Na obra Meditações metafísicas, Descartes apresenta a dúvida metódica. Sobre esse tema, é correto afirmar que:


Questão 17:

Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo – há muita gente de jenipapo ou mancha mongólica pelo Brasil –, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro. No litoral, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais, principalmente do negro. A influência direta, ou vaga e remota, do africano. Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra. Da escrava ou sinhama que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela própria amolengando na mão o bolão de comida.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala, 2005 [1933], p. 367.

Em suma, a expansão urbana, a revolução industrial e a modernização ainda não produziram efeitos bastante profundos para modificar a extrema desigualdade racial que herdamos do passado. Embora “indivíduos de cor” participem (em algumas regiões segundo proporções aparentemente consideráveis) das “conquistas do progresso”, não se pode afirmar, objetivamente, que eles compartilhem, coletivamente, das correntes de mobilidade social vertical vinculadas à estrutura, ao funcionamento e ao desenvolvimento da sociedade de classes.

FERNANDES, Florestan, O negro no mundo dos brancos, 2006 [1972], p. 67. [Adaptado].

Acerca do debate sobre relações raciais no Brasil e com base na leitura dos textos acima, é correto afirmar que:


Questão 18:

Sobre direitos humanos e minorias e com base na charge de Angeli, é correto afirmar que:


Questão 19:

O ano de 2017 marca os 500 anos da publicação do documento considerado o marco fundador da Reforma Protestante: as 95 teses de Martinho Lutero.

Sobre a Reforma Protestante e seus desdobramentos, é correto afirmar que:


Questão 20:

A decisão do governo brasileiro, neste mês, de extinguir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), abrindo uma área na Amazônia do tamanho do território da Dinamarca para exploração mineral, recebeu críticas acirradas não só de ambientalistas, mas também repercutiu fortemente na mídia internacional antes de ser suspensa pela Justiça Federal.
A CNN (Cable News Network), por exemplo, criticou a medida e lembrou que o desmatamento e a mineração estão destruindo a floresta num ritmo impressionante. Mas, afinal, por que a preservação da Floresta Amazônica interessa tanto ao mundo? O fato é que a Amazônia influencia o equilíbrio ambiental de todo o planeta e tem papel fundamental na economia do Brasil.

Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/por-que-a-amazonia-e-vital-para-o-mundo,0f12e4abac1f88d2c707b068cf16e5743yw4lf8q.html>. Acesso em: 7 set. 2017.

Sobre a preocupação com a preservação da Amazônia, explicitada no texto acima, e a trajetória histórica dessa região, é correto afirmar que:


Páginas: 1 [2] 3 4 5