Questões da prova UFSC 2018

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

O ácido tranexâmico pode evitar um terço das mortes de mulheres após o parto

Pesquisas recentes revelaram que o ácido tranexâmico, um ácido fraco com valores de pKa 4,3 e 10,6, seria eficaz em inibir a dissolução de coágulos, auxiliando o corpo a estancar os sangramentos e podendo evitar cerca de um terço das mortes causadas por hemorragias pós-parto. Além disso, o ácido tranexâmico é utilizado para o tratamento clínico de manchas de pele chamadas de melasma. A utilização dessa substância consegue controlar o avanço do melasma.

Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/417669/5-procedimentos-rejuvenescedoresdos-pes-ao-cabelo> e <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/a-droga-barata-que-pode-evitar-um-terco-das-mortes-de-mulheres-apos-o-parto.ghtml>. [Adaptado]. Acesso em: 11 ago. 2017.

Sobre o ácido tranexâmico, é correto afirmar que:


Questão 32:

O verão é a estação na qual, ao menos em países de clima tropical e subtropical, faz-se uso significativo de condicionadores de ar para ampliar o “conforto térmico” em ambientes fechados. Você sabe como funciona um condicionador de ar? O sistema é baseado em ciclos de compressão e expansão de um gás refrigerante, tipicamente formado por substâncias como CHCℓF2 e CHF3, que flui por um sistema fechado. A representação esquemática abaixo ilustra simplificadamente o processo.

Disponível em: <https://cen.acs.org/articles/95/i33/Periodic-graphics-chemistry-air-conditioning.html>. [Adaptado]. Acesso em: 19 ago. 2017.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:


Questão 33:

Produtores de etanol dizem que alta de impostos reduz competitividade sobre a gasolina

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) se manifestou em 22 de julho de 2017 contra a decisão do governo de elevar os impostos sobre combustíveis. O setor chegou a ser apontado como um dos beneficiados com a medida; entretanto, nos cálculos da Unica, a mudança tributária reduzirá a competitividade do álcool sobre a gasolina. O etanol pode ser obtido a partir da cana-de-açúcar através do processo de fermentação, que é esquematicamente representado na figura a seguir.

O processo fermentativo segue o esquema reacional abaixo:

Considere que o etanol hidratado é uma mistura constituída por 4% de água e 96% de etanol (em massa), cuja densidade é de 0,802 g/mL (a 25 °C).

Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/produtores-de-etanol-dizem-que-alta-de-impostos-reduz-competitividade-sobre-gasolina.ghtml> e <http://www.portaldobiogas.com/fabricacao-de-acucar-e-etanol-partir-da-cana-de-acucar/>. [Adaptado]. Acesso em: 11 ago. 2017.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:


Questão 34:

Após produzido, o etanol pode ser utilizado para gerar energia, por exemplo, em motores a combustão. Considere a equação química (não balanceada) de combustão completa do etanol (anidro):

Informação adicional: considere a densidade do etanol anidro igual a 0,789 g/mL (25 °C).

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:


Questão 35:

Cientistas convertem um poluente em fonte de energia renovável

Cientistas no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, utilizaram técnicas de nanotecnologia para converter dióxido de carbono gasoso em etanol. A equipe criou um catalisador composto por carbono, cobre e nitrogênio, e uma descarga elétrica foi usada para desencadear a reação. A solução de dióxido de carbono em água foi convertida em etanol com um rendimento de 63% a 70%. A reação é representada abaixo:

Os pesquisadores agora trabalham para aumentar a eficiência do processo e investigar em detalhes as propriedades do catalisador.

Disponível em: <www.independent.co.uk/news/science/carbon-dioxide-ethanol-fuel-scientists-turn-greenhouse-gas-accidentally-reverse-combustion-a7369096.html>. [Adaptado]. Acesso em: 19 ago. 2017.
SONG, Y. et al. High-Selectivity Electrochemical Conversion of CO2 to Ethanol using a Copper Nanoparticle/N-Doped Graphene Electrode. Chemistry Select, v. 1, p. 6056, 2016.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:


Questão 36:

Pesquisas revelam que analgésicos elevam o risco de infarto

Estudos internacionais apontam que a utilização de analgésicos, como o diclofenaco de sódio e o ibuprofeno, está associada a um risco aumentado de parada cardíaca. A pesquisa foi conduzida com mais de 400 mil pessoas e os resultados sugerem que o risco cardiovascular foi maior com a utilização de doses elevadas e durante o primeiro mês de uso. As fórmulas estruturais do diclofenaco na forma ácida (I) e do ibuprofeno (II) são mostradas abaixo.

Disponível em: <https://www.theguardian.com/society/2017/may/09/common-painkillers-ibuprofen-nsaids-raise-risk-heart-attack-study>. [Adaptado]. Acesso em: 8 set. 2017.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:


Questão 37:

O Brasil recebeu, em novembro de 2016, o maior avião do mundo, o Antonov 225 Mriya, fabricado na Ucrânia. Os aviões são máquinas fascinantes e, claro, sujeitas a diversos fenômenos que podem ser explicados por princípios da física e da química. Sabe-se por exemplo que, para manter o conforto dos passageiros, é necessária a pressurização da cabine para que o avião possa trafegar em altitudes elevadas.

Sobre o assunto acima, é correto afirmar que:


Questão 38:

Inovar vai além de ter uma boa ideia: é preciso ousar e persistir

Médico e professor da Universidade Federal Fluminense esperou 13 anos para conseguir a patente de inovação de um medicamento, a qual foi concedida em 2014 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O medicamento em questão é o álcool perílico, um óleo extraído de frutas cítricas, como o limão. A inalação desse óleo pode auxiliar no tratamento do câncer cerebral, reduzindo o tumor e controlando a doença. O tratamento em pacientes continua em fase experimental e o próximo passo é encontrar um parceiro comercial que viabilize a produção do medicamento.
O álcool perílico (B) é um derivado do limoneno (A), que pode ser oxidado para gerar os compostos representados pelas estruturas C e D. Considere o esquema reacional abaixo:

Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/08/inovar-vai-alem-de-ter-uma-boa-ideia-e-preciso-ousar-e-persistir.htmlo> e <http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000200027>. [Adaptado]. Acesso em: 19 ago. 2017.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:


Questão 39:

Em relação às proposições abaixo, é correto afirmar que:


Questão 40:

Os alimentos são formados por uma combinação de diversas substâncias químicas, com diferentes funções e quantidades, que, nas proporções corretas, rendem os saborosos produtos que consumimos frequentemente. Alguns exemplos são mostrados no quadro abaixo, cujo conteúdo deverá guiá-lo para responder a esta questão.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 3 [4] 5