Força de Lorentz

Por Glauber Luciano Kítor
Categorias: Eletromagnetismo
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Em partículas que possuem carga elétrica líquida, atuam as forças de atração ou de repulsão, quando colocadas na presença de um campo elétrico. A intensidade da força é proporcional à intensidade da carga elétrica q e do campo elétrico E. Desta forma, na Eletrostática, a força sobre a respectiva carga elétrica em um campo elétrico é dada pela expressão:

Fe = q.E

Quando uma carga elétrica se movimenta em um campo magnético, sofre a ação da força magnética. Esta força é perpendicular à direção do deslocamento e também perpendicular à direção do campo magnético no qual ela está inserida.

A intensidade desta força depende do módulo, da direção e do sentido da velocidade da carga e, é claro, da intensidade da carga.

A expressão matemática para a intensidade da força magnética sobre uma carga em movimento é:

F = q . (v . B) (vetorialmente)
Fb = |q| . v . B . senθ

Onde:

Fb é a força magnética
|q |é o módulo da carga elétrica
v é a velocidade da carga
B é o campo magnético e
senθ é o seno do ângulo entre a direção da velocidade da carga e a direção do campo magnético.

Na figura 01 que será mostrada a seguir temos a representação de um campo magnético entrando no plano. Temos uma partícula de carga positiva se movimentando perpendicularmente a este campo magnético, de modo que a força sobre a carga tem direção perpendicular ao campo magnético e a velocidade da partícula, segundo a regra da mão direita.

Figura 01: representação de uma carga positiva se movimentando em um plano. O campo magnético está orientado "entrando" neste plano. A força magnética é perpendicular a v e a B.

A regra da mão direita para o produto vetorial aplicado a este problema coloca o eixo da velocidade v nos dedos indicador, anular, médio e mindinho simultaneamente apontando para o lado esquerdo da folha. Varrendo o ângulo θ com estes dedos, indo em direção ao campo magnético B (pra dentro da folha) temos o polegar apontado perpendicular ao plano formado pelos vetores v e B. Ou seja, o polegar aponta para baixo, neste caso, dando a direção de F. Veja a representação disto na figura 02:

Figura 02: representação da regra da mão direita para a força magnética utilizando os dedos e o polegar para representar os eixos v, B e F.

Neste caso, o sentido “fechar” da mão direita varrendo de v até B, resulta no vetor F. Note que B é perpendicular a F. Quando o ângulo em questão for 90° temos a intensidade máxima da força magnética sobre a carga.

Agora consideremos uma situação onde a carga elétrica está sujeita à força magnética e a força eletrostática. Ou seja, na presença de um campo elétrico e de um campo magnético. Neste caso, temos então a atuação da assim denominada Força de Lorentz, que é a soma da força devido às interações da carga com o campo elétrico e com o campo magnético. Assim, obtemos:

F = q.E + q . (v x B)

O que resulta em:

F = q. (E + v x B)

Referências bibliográficas:
HALLIDAY, David, RESNIK Robert, KRANE, Denneth S. Física 3, volume 2, 5 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 384 p.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!