Ondas transversais

Doutorado em Física (UFJF, 2019)
Mestrado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Bacharelado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Licenciatura em Física (UFJF, 2013)

O movimento específico gerado por um pulso ou sucessivos pulsos que perturbam um determinado meio material é denominado onda. Em outras palavras as ondas são definidas a partir do conceito de energia, uma vez que, ondas são formas de transmissão de energia. A propagação de uma onda pode ocorrer no vácuo ou em um determinado meio material. As ondas não transportam matéria e sim energia.

Ondas transversais

As propriedades e características particulares de uma onda determinam suas classificações. As ondas são classificadas quanto a sua natureza, direção de propagação e direção de vibração.

Com respeito a sua natureza as ondas são classificadas como mecânicas ou eletromagnéticas. Com respeito a direção de propagação as ondas são classificadas como unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Finalmente, com respeito a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais.

As ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação. Ondas em cordas (representado pela figura abaixo) são bons exemplos de ondas transversais. As ondas longitudinais são ondas cujas vibrações são paralelas a direção de propagação. As ondas sonoras é um exemplo de ondas longitudinais.

Ondas transversais.

Referências:

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.

Arquivado em: Ondulatória