Ondas longitudinais

Doutorado em Física (UFJF, 2019)
Mestrado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Bacharelado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Licenciatura em Física (UFJF, 2013)

Uma onda é um tipo de movimento específico caracterizado por um pulso ou sucessivos pulsos que perturbam um determinado meio material. As ondas podem também ser definidas a partir do conceito de energia, uma vez que, ondas são formas de transmissão de energia que se propagam no vácuo ou em um determinado meio material. Dessa forma, ondas não transportam matéria e sim energia.

Ondas longitudinais

Na natureza as ondas apresentam algumas propriedades e características particulares que determinam suas classificações. As ondas são classificadas quanto a sua natureza, direção de propagação e direção de vibração.

Quanto a natureza as ondas são classificadas como mecânicas ou eletromagnéticas. Quanto a direção de propagação as ondas são classificadas como unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Quanto a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais.

Ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação como por exemplo ondas em cordas. Já ondas longitudinais são ondas cujas vibrações são paralelas a direção de propagação como por exemplo as ondas sonoras.

Ondas longitudinais.

Referências:

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.

Arquivado em: Ondulatória