Princípio de Pascal

Doutorado em Física (UFJF, 2019)
Mestrado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Bacharelado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Licenciatura em Física (UFJF, 2013)

O princípio de Pascal é um dos três princípios que formam a base teórica da Hidrostática.

A Hidrostática é a área da física dedicada ao estudo de fluidos que se encontram em equilíbrio estático ou dinâmico. Nesses casos o fluido permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme respectivamente.

2 – PRINCÍPIO DE PASCAL: Considere um líquido incompressível, de densidade D, em equilíbrio dentro de um recipiente qualquer com área da base S. Se A e B são pontos quaisquer contidos dentro do líquido, em um local onde há ação da aceleração da gravidade (esta situação é representada pela abaixo), a diferença de pressão entre os pontos A e B é,

Dois pontos quaisquer dentro de um líquido incompressível.

Se a pressão, nos pontos A e B, é aumentada por um processo qualquer, tais pontos sofrerão um acréscimo de pressão dadas por,

Como o líquido é incompressível, logo, a distância entre os pontos A e B continua a mesma,

mas,

logo,

Em palavras, o princípio de Pascal diz que o acréscimo de pressão exercida em ponto qualquer dentro de um líquido ideal em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos contidos no líquido e às paredes do recipiente que o contém.

O princípio de Pascal apresenta como principal aplicação a prensa hidráulica, presente em freios de automóveis, direção de automóveis, máquinas hidráulicas entre outras.

Referências:

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.