Princípio de Pascal

Doutorado em Física (UFJF, 2019)
Mestrado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Bacharelado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Licenciatura em Física (UFJF, 2013)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O princípio de Pascal é um dos três princípios que formam a base teórica da Hidrostática.

A Hidrostática é a área da física dedicada ao estudo de fluidos que se encontram em equilíbrio estático ou dinâmico. Nesses casos o fluido permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme respectivamente.

2 – PRINCÍPIO DE PASCAL: Considere um líquido incompressível, de densidade D, em equilíbrio dentro de um recipiente qualquer com área da base S. Se A e B são pontos quaisquer contidos dentro do líquido, em um local onde há ação da aceleração da gravidade (esta situação é representada pela abaixo), a diferença de pressão entre os pontos A e B é,

Dois pontos quaisquer dentro de um líquido incompressível.

Se a pressão, nos pontos A e B, é aumentada por um processo qualquer, tais pontos sofrerão um acréscimo de pressão dadas por,

Como o líquido é incompressível, logo, a distância entre os pontos A e B continua a mesma,

' -p_A'=Dgh\rightarrow(p_B+\Delta p_B)-(p_A+\Delta p_A)=Dgh

mas,

logo,

Em palavras, o princípio de Pascal diz que o acréscimo de pressão exercida em ponto qualquer dentro de um líquido ideal em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos contidos no líquido e às paredes do recipiente que o contém.

O princípio de Pascal apresenta como principal aplicação a prensa hidráulica, presente em freios de automóveis, direção de automóveis, máquinas hidráulicas entre outras.

Referências:

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: