Exercícios - Molaridade

Exercícios e questões de vestibulares e do Enem sobre o tema molaridade.
Ler artigo Molaridade.

Exercício 1: (Enem 2011)

O peróxido de hidrogênio é comumente utilizado como antisséptico e alvejante. Também pode ser empregado em trabalhos de restauração de quadros enegrecidos e no clareamento de dentes. Na presença de soluções ácidas de oxidantes, como o permanganato de potássio, este óxido decompõe-se, conforme a equação a seguir:

questaoenem81

De acordo com a estequiometria da reação descrita, a quantidade de permanganato de potássio necessária para reagir completamente com 20,0 mL de uma solução 0,1 mol/L de peróxido de hidrogênio é igual a


Exercício 2: (Enem 2012)

No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha.

Um hamburguer ecológico? É pra já! Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).

Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de

(Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol) )


Exercício 3: (Enem 2012)

Aspartame é um edulcorante artificial (adoçante dietético) que apresenta potencial adoçante 200 vezes maior que o açúcar comum, permitindo seu uso em pequenas quantidades. Muito usado pela indústria alimentícia, principalmente nos refrigerantes diet, tem valor energético que corresponde a 4 calorias/grama. É contraindicado a portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental. O IDA (índice diário aceitável) desse adoçante é 40 mg/kg de massa corpórea.

Disponível em: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com. Acesso em: 27 fev. 2012.

Com base nas informações do texto, a quantidade máxima recomendada de aspartame, em mol, que uma pessoa de 70 kg de massa corporal pode ingerir por dia é mais próxima de:

(Dado: massa molar do aspartame = 294 g/mol)


Exercício 4: (UFSC 2017)

No organismo humano, os pulmões são responsáveis pelo suprimento do oxigênio necessário às células dos diferentes tecidos do corpo e pela eliminação do dióxido de carbono produzido a partir do metabolismo das células. Considere as informações fornecidas no quadro a seguir:

Sobre o assunto, é correto afirmar que:


Exercício 5: (UDESC 2017/2)

Macarrão é um alimento rico em carboidratos e pode ser consumido por atletas antes de treinos exaustivos ou competições, para obtenção de energia. Considere o macarrão como sendo constituído apenas por glicose (C6H12O6).

(Dados: entalpia de formação em kJ/mol: glicose: -1274; gás carbônico: -394; água: -242 )

Sobre a ingestão de carboidratos e a sua consequente transformação, analise as proposições.

I. Um atleta que ingere 500 g de macarrão, sendo que no metabolismo ocorre toda oxidação da glicose em gás carbônico e água, gera, aproximadamente, 733g de gás carbônico.
II. A quantidade de energia liberada devido à combustão completa de um mol de glicose ingerido pelo atleta é de 2542 kJ.
III. Um atleta que ingere 500 g de macarrão irá consumir 200 g de oxigênio, exclusivamente, para sua completa metabolização.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 6: (UDESC 2017/1)

Alíquotas de 15,00 mL de duas soluções A e B, contendo ácidos, foram tituladas com exatamente 15,00 mL de NaOH 0,01000 mol L-1 até a neutralização completa de cada amostra. O pH inicial de cada uma das soluções foi medido, obtendo-se valores de 2,0 e 4,0 para as soluções A e B, respectivamente.

Com relação às informações, analise as proposições.

I. A solução A contém um ácido forte, com concentração de 0,01000 mol L-1 e a solução B contém um ácido fraco com concentração 1,000x10-4 M.
II. As duas soluções contêm a mesma concentração de ácido igual a 0,01000 M, mas os ácidos têm diferentes graus de dissociação.
III. Uma vez que o pH das amostras é diferente, a concentração dos ácidos em cada uma é necessariamente diferente.
IV. As duas soluções contêm a mesma concentração de ácido, mas o ácido presente na solução A está completamente dissociado, e o ácido na solução B está apenas 1% dissociado.
V. A medição apenas do pH não informa sobre a concentração total de ácido, mas apenas sobre a fração de ácido que está dissociada.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 7: (UDESC 2017/1)

A resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece como limite máximo para descarte de soluções contendo cobre, a concentração de 1 mg L-1; caso a concentração seja superior a esse limite, o resíduo deve ser tratado antes do descarte. Uma empresa, ao final de seu processo produtivo, gera como resíduo 3000 litros de solução de cobre com concentração de 0,005 mol L-1, por mês.

Com base na informação, assinale a alternativa correta em relação ao resíduo.


Exercício 8: (UDESC 2016/2)

As propriedades do íon fluoreto como agente de prevenção de cáries foram reconhecidas primordialmente na década de 1930, quando pesquisadores observaram que existia uma forte correlação entre a concentração do íon fluoreto na água de abastecimento, a cárie dental e a fluorose endêmica – doença causada por consumo excessivo de flúor. Assim, os dentifrícios contêm como fonte de fluoreto basicamente fluoreto de sódio, monofluorfosfato de sódio (MFP) ou combinações entre esses ingredientes, em concentrações que variam de 1000 a 1500 mg de fluoreto por quilograma de produto final. É recomendado como limite máximo de ingestão de fluoreto 0,07 mg/kg de peso/dia para crianças com dentes durante o desenvolvimento pré-eruptivo, independentemente da fonte de ingestão. Já para água de abastecimento tratada, o valor limite, pela legislação brasileira vigente, é de 1,5 mg/L. A equação abaixo representa a reação entre MFP e água:

Na2PO3F(aq) + H2O(l)  NaH2PO4(aq) + NaF(aq)

Com base nas informações e na equação, analise as proposições.

I. Considerando o creme dental como a única fonte de ingestão de fluoreto e que crianças, em geral, ingerem todo creme dental que usam, uma criança com 14 kg não deveria usar diariamente mais que 1 g de creme dental contendo 7,58 mg de MFP/g de produto final.

II. Tendo como fonte de ingestão tanto a água de abastecimento incorretamente fluoretada em uma concentração de 0,4 mg/L como um creme dental com 1500 mg de fluoreto por kg, uma criança com 12 kg de peso, que toma 600 mL de água por dia, não deveria usar, nesse mesmo dia, uma massa desse creme dental superior a 0,4 g.

III. A equação representa a reação de hidrólise do MFP, gerando o dihidrogenofosfato de sódio e fluoreto de sódio, podendo ser classificada como uma reação ácido-base, na qual o MFP é o ácido e a água é a base.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 9: (UDESC 2016/2)

Para limpeza de superfícies como concreto, tijolo, dentre outras, geralmente é utilizado um produto com nome comercial de “ácido muriático”. A substância ativa desse produto é o ácido clorídrico (HCl), um ácido inorgânico forte, corrosivo e tóxico. O volume de HCl em mililitros, que deve ser utilizado para preparar 50,0 mL de HCl 3 mol/L, a partir da solução concentrada com densidade de 1,18 g/cm3 e 37% (m/m) é, aproximadamente:


Exercício 10: (UFRGS 2017)

A hidrazina (N2H4) é usada como combustível para foguetes e pode ser obtida a partir da reação entre cloramina e amônia, apresentada abaixo.

NH2Cl + NH3 → N2H4 + HCl

Assinale a alternativa que apresenta a massa de hidrazina que pode ser obtida pela reação de 10,0 g de cloramina com 10,0 g de amônia.


Páginas: [1] 2