Exercícios - Molaridade

Exercícios e questões de vestibulares e do Enem sobre o tema molaridade.
Ler artigo Molaridade.

Exercício 11: (UFRGS 2016)

O sal rosa do Himalaia é um sal rochoso muito apreciado em gastronomia, sendo obtido diretamente de uma reserva natural aos pés da cordilheira. Apresenta baixo teor de sódio e é muito rico em sais minerais, alguns dos quais lhe conferem a cor característica.

Considere uma amostra de 100 g de sal rosa que contenha em sua composição, além de sódio e outros minerais, os seguintes elementos nas quantidades especificadas:
Magnésio= 36 mg
Potássio= 39 mg
Cálcio= 48 mg

Os elementos, colocados na ordem crescente de número de mols presentes na amostra, são:


Exercício 12: (UFRGS 2016)

Uma das abordagens para reduzir o efeito estufa é a captura do CO2 e sua transformação em produtos de interesse. Abaixo é mostrada a reação do CO2 com óxido de etileno, que leva à formação do carbonato cíclico.

Considerando que a emissão média de CO2 por km rodado para carros de passeio é de 0,22 kg de CO2, a quantidade máxima desse carbonato em quilogramas que poderia ser obtida a partir da emissão de CO2 de um carro que rodou 100 km em um dia é:


Exercício 13: (FUVEST 2016)

Um dirigível experimental usa hélio como fluido ascensional e octano (C8H18) como combustível em seu motor, para propulsão. Suponha que, no motor, ocorra a combustão completa do octano:

Para compensar a perda de massa do dirigível à medida que o combustível é queimado, parte da água contida nos gases de exaustão do motor é condensada e armazenada como lastro. O restante do vapor de água e o gás carbônico são liberados para a atmosfera.

Qual é a porcentagem aproximada da massa de vapor de água formado que deve ser retida para que a massa de combustível queimado seja compensada?


Exercício 14: (FUVEST 2016)

Sabe-se que os metais ferro (Fe0), magnésio (Mg0) e estanho (Sn0) reagem com soluções de ácidos minerais, liberando gás hidrogênio e formando íons divalentes em solução.

Foram feitos três experimentos em que três amostras metálicas de mesma massa reagiram, separada e completamente, com uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl (aq)) de concentração 0,1 mol/L. Os resultados obtidos foram:

Colocando-se os valores de V1, V2 e V3 em ordem decrescente, obtém-se:


Exercício 15: (Enem 2015)

A hidroponia pode ser definida como uma técnica de produção de vegetais sem necessariamente a presença de solo. Uma das formas de implementação é manter as plantas com suas raízes suspensas em meio líquido, de onde retiram os nutrientes essenciais. Suponha que um produtor de rúcula hidropônica precise ajustar a concentração do íon nitrato (NO3-} para 0,009 mol/L em um tanque de 5 000 litros e, para tanto, tem em mãos uma solução comercial nutritiva de nitrato de cálcio 90 g/L. As massas molares dos elementos N, O e Ca são iguais a 14 g/mol, 16 g/mol e 40 g/mol, respectivamente.

Qual o valor mais próximo do volume da solução nutritiva, em litros, que o produtor deve adicionar ao tanque?


Exercício 16: (Acafe 2015/1)

A água oxigenada pode ser quantificada em uma reação de oxi-redução com íons MnO4- padronizado em meio ácido. Sob condições apropriadas foram necessários 20 mL de [MnO4-] = 0,100 mol/L para reagir com 5 mL de uma amostra de água oxigenada.
Dados: H: 1 g/mol; O: 16 g/mol.

Assinale a alternativa que contém a concentração em % (m/v) dessa amostra analisada.

5H2O2 + 2MnO4- + 6H+ → 5O2 + 2Mn2+ + 8H2O


Exercício 17: (URCA 2018/1)

Na reação entre o Iodeto de Potássio, KI, com o nitrato de chumbo Pb(NO3)2, forma-se um precipitado de coloração amarela, segundo a reação:

Em um determinado experimento foram misturados 200 mL de uma solução de KI 1,0 mol/L com 100 mL de uma solução de Pb(NO3)2 2,0 mol/L. Segundo as informações passadas podemos afirmar corretamente que no fim do experimento:


Exercício 18: (URCA 2016/2)

Para a preparação de 100 mL de uma solução aquosa de cloreto de sódio foi usada massa de 0,9g do referido sal. Pode-se afirmar que a concentração molar (mol/L) da solução é, aproximadamente:


 
Páginas: 1 [2]