Expor para a direita

Expor para a direita é um recurso utilizado na fotografia, uma técnica que pode ou não ser utilizada, é uma opção, porém interessante, e vale a pena entender um pouco a respeito do assunto.

Esta técnica foi desenvolvida por Michael Reichmann, e tem o objetivo de utilizar melhor o recurso da exposição, levando em consideração a maneira como os sensores digitais se comportam.

Vejamos então como funciona:

Na primeira parte do processo, a imagem é capturada com o histograma em modo RGB (ou normal, caso a câmera não possua este recurso), formato de arquivo em RAW, e para o espaço de cores Adobe RGB. Feitas as configurações necessárias, o preview que a câmera mostra no LCD deve ser ignorado, pois apesar de ele mostrar a imagem muito clara, isso será corrigido em seguida.

Fazendo primeiro a foto na exposição normal, e em seguida ajustando a exposição para mais claro, o fotógrafo vai aumentando a exposição até o máximo, sem que nenhum canal (verde, azul ou vermelho) queime. Quanto mais clara, mais o gráfico do histograma estará à direita, fato que deu nome à técnica.

Na segunda parte o fotógrafo irá regularizar a exposição da foto, abrindo o arquivo em algum software de edição, como o lightroom. Nele você irá trabalhar no espaço de cores Prophoto RGB ou, caso não haja, no Adobe RGB 16 bits.

A imagem, obviamente, parecerá clara demais, mas fazendo os ajustes de brilho e exposição a imagem voltará ao nível ideal de brilho, ou seja, ela será escurecida. O resultado final é uma gama de tons muito mais rica na imagem.

Esta técnica é utilizada quando se pretende alcançar as informações de cores que o sensor não é capaz de produzir, melhorando a gradação tonal, e a amplitude dinâmica.

É uma técnica ideal para fotografias de paisagem ou em situações de pouca luz. Não é muito coerente, portanto, utilizar esta técnica para fotos em que se pretende capturar o momento, a emoção, etc.

Fontes:
http://www.tudosobrefotografar.com/2010/09/expondo-para-direita.html
http://riofotografico.com.br/f23/fotografando-com-uniwb-9248/
http://tiagomotagarcia.wordpress.com/2011/09/07/expor-a-direita/
http://123rawfotos.wordpress.com/1-headroom/pensando-raw-a-exposicao/
http://marcosantosmarques.blogspot.com.br/2011/02/expor-direita.html

Arquivado em: Fotografia