Filme Fotográfico

O primeiro filme fotográfico foi produzido por George Eastman em 1884. O filme fotográfico é formado por uma base plástica à base de celulose, emulsionada por uma fina camada de gelatina à qual se aderem cristais de sais de prata – nitrato de prata – material fotossensível que se sensibiliza com a luz que passa pela lente da câmera fotográfica.

Um filme fotográfico por ser de vários tipos, além de possuir características diferentes destinadas a situações específicas. Essas características se dividem em exposição, cor, sensibilidade e formato.

A exposição é a quantidade de luz que atinge o filme, e está relacionada também com a quantidade de tempo que se expõe a película à luz. O mecanismo da câmera responsável pela exposição é o diafragma.

Os filmes coloridos negativos são destinados para cópias fotográficas em positivo e em papel. Há também os filmes preto-e-branco ou em escala de cinza negativos, que produzem cópias fotográficas monocromáticas em papel. E, por fim, os filmes diapositivos – slides ou cromos – que são em positivo e destinados para transparências e projeções.

A sensibilidade dos filmes fotográficos é determinada pelos números de ISO ou ASA. Quanto maior a sensibilidade do filme, menor é o tempo necessário de exposição à luz para fotossensibilizá-lo. Existem filmes de baixa, média e alta sensibilidade. Os mais comuns são os de média sensibilidade, com valores de ISO entre 100 e 400. Os filmes de baixa sensibilidade possuem valores de ISO entre 32 e 64 e os de alta sensibilidade entre 800 e 3200.

Cada um dos formatos dos filmes possui aplicação específica, e cada formato depende de um tipo diferente de câmera. Os filmes inferiores a 120 são considerados de pequeno formato, os de médio formato os de tamanho entre 120 e 127, e os de grande formato os de tamanho superior a 4X5 polegadas.

Os principais fabricantes mundiais de filmes fotográficos são a Fujifilm, a Kodak, a Polaroid, a Agfa-Gevaert, a Ilford e a Imation.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_fotogr%C3%A1fico
http://www.fotodicas.com/historia/primeiro_filme_em_carretel.html

Arquivado em: Fotografia