Diafragma Fotográfico

Diafragma Fotográfico é um dispositivo existente dentro da lente objetiva, e que tem a função de regular a abertura da câmera, ou seja, de aumentar ou diminuir a abertura, fazendo assim com que passe mais ou menos luz através da lente.

O diafragma é composto por várias lâminas, como mostra a figura abaixo:

diafragma

O fechamento destas lâminas permite regular a entrada luz, e alterar assim a intensidade da luz que será capturada na fotografia. A representação da abertura do Diafragma é dada pela letra F ("f-stop") acompanhada de um número que indica a medida do diâmetro desde a abertura até a borda da lente. Sendo assim, quanto mais aberto o diafragma estiver, menor será este número, e quanto mais fechado o diafragma estiver, maior será este número.

O Diafragma trabalha em unidade com o obturador da câmera. Quanto menor a abertura do Diafragma, mais tempo o obturador passará aberto para capturar a foto, e vice-versa. De um modo geral, quanto mais aberto o diafragma estiver, mais rápido poderá ser feito o disparo, ou seja, mais rápido o obturador poderá abrir e fechar. Dependendo da sua intenção na foto, esta lógica pode ser quebrada propositalmente para se adquirir o efeito desejado.

Alguns chamam o diafragma de íris da lente, por ser semelhante a um olho humano. Outra função importante do Diafragma é controlar a profundidade de campo.

Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/8354-fotografia-diafragma-e-obturador-os-olhos-da-camera.htm
http://www.lomogracinha.com.br/tecnicas/entendendo-obturador-e-diafragma/
http://www.cameraversuscamera.com.br/dic/abertura.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diafragma_fotogr%C3%A1fico
http://photooodigital.blogspot.com.br/2010/10/diafragma-fotografico.html

Arquivado em: Fotografia