Profundidade de Campo

A profundidade de campo é o fator que determina que parte da imagem estará em foco e quanto estará desfocado, tanto na frente quanto atrás do assunto da foto. Ela define que áreas da foto ficarão em foco (nítida e clara) e quais estarão em desfoque (borrada e suave).

O primeiro passo para ajustarmos a profundidade de campo é escolhermos um ponto de foco. Isso só pode ser feito manualmente em câmeras que tem o recurso de foco manual, nas demais, a própria câmera identificará o objeto melhor iluminado e fará o foco automático.

Quando focalizamos um motivo, a profundidade de campo pode variar muito, isso vai depender principalmente do valor da abertura do diafragma, quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo, ou seja, será nítido na foto apenas os objetos que estão à mesma distância do assunto ou bem próximos dele. Em uma foto com plano aberto, o efeito de desfoque pode ser bem interessante, mas se você deseja que tudo esteja em foco, então deve diminuir o valor da abertura. Ao adquirir prática em controlar a profundidade de campo, o fotógrafo pode conseguir efeitos muito interessantes em suas fotografias.

Outros fatores que influenciam a profundidade de campo são a distância do assunto à câmera e a distância focal da objetiva. Sem alterar a abertura, a profundidade de campo será inversamente proporcionalà distância focal, quanto maior a distância focal, menor a profundidade de campo, e vice-versa. Isso quer dizer que utilizando uma lente grande angular com a abertura 11 ela conseguirá dar mais profundidade de campo do que uma objetiva normal com a mesma abertura.

Um dos efeitos preferidos causados pelo ajuste da profundidade de campo é o retrato que mantém somente a pessoa focada e todo o fundo borrado. Este efeito é chamado de “bokeh” (japonês) que significa“desfoque”. Em algumas câmeras é abreviada como DOF, que vem do inglês “Depth of Field” que significa Profundidade de Campo.

Para utilizar este recurso você precisa saber como ajustar o foco da sua câmera ao seu modo e como ajustar a abertura. Quando dizemos que uma foto possui grande profundidade de campo, então a maioria ou todos os elementos da foto estarão completamente nítidos, e quanto falamos de pequena profundidade de campo, quer dizer que um ou poucos objetos estarão em foco.

Fontes:
http://finealbuns.com.br/modulo-basico/aula-8-a-profundidade-de-campo
https://vimeo.com/61764138
http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/curso_fotografia/fotografia_tradicional/como_usar_sua_camera/velocidade_abertura.shtml
http://focaessafoca.blogspot.com.br/2010/09/profundidade-de-campo.html
https://nikoneurope-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/43377/~/o-que-%E3%A9-a-profundidade-de-campo%3F
http://www.viajandofotografando.com.br/2013/03/a-profundiade-de-campo.html
http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/bprofundidadecampo.html
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/depth-of-field.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo

Arquivado em: Fotografia