Sensor de Imagens (CMOS)

Para saber um pouco mais sobre como o sensor digital funciona, é importante entender sobre o modelo que prevalece na fotografia digital atualmente, ou seja, o CMOS. Outra opção seria o CCD, que hojé é mais empregado em câmeras compactas, devido à sua menor dimensão, mas não é sobre ele que trataremos aqui.

Sensor CMOS de uma câmera fotográfica. Foto: Valerio Pardi / Shutterstock.com

Sensor CMOS de uma câmera fotográfica. Foto: Valerio Pardi / Shutterstock.com

Um sensor, ou chip, produz a foto através da captação de descargar elétricas. Este tipo de chip possui milhões de transdutores fotossensíveis (photosites). A função destes transdutores é converter em carga elétrica a energia luminosa, pois desta forma ela poderá ser lida e gravada em valores numéricos, gerando a imagem digital.

O sensor possui uma superfície fotossensível, cujo tamanho é o fator que determinará a qualidade da imagem que será produzida. Trocando em miúdos, quanto maior for o sensor, mais qualidade de imagem ele será capaz de produzir. Nas câmeras DSLR podemos identificar quatro tamanhos: full-frame, APC-H, APS-C e Four-thirds.

Esta superfície fotossensível é constituída por pixels, que recebem, no momento da exposição, uma carga de fótons. Quanto maior for a superfície do pixel, mais fótons ele será capaz de captar, e melhor será  a qualidade da imagem. Outra característica importante é o espaçamento entre os pixels, quanto menor for esta medida, melhor qualidade de imagem.

Alguns outros agentes podem otimizar esta captação, como as micro lentes, que ajudam a convergir uma quantidade maior de fótons sobre o pixel; ou o filtro de cores primárias que direciona as cores para que um pixel receba apenas um tipo de luz: vermelha, azul ou verde.

Os fabricantes de sensores vem melhorando sua qualidade frequentemente, e tornando-os mais acessíveis aos diversos consumidores, mas o que ainda determina a qualidade da imagem ainda é o tamanho do sensor.

Fontes:
http://www.tudosobrefotografar.com/2011/07/o-sensor-de-imagens-do-tipo-cmos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensor_de_imagem
http://pt.kioskea.net/faq/8507-o-sensor
http://www.terra.com.br/informatica/especial/guiadecompras/cameras_sensor.htm
http://sala17.wordpress.com/2010/02/12/fotografia-componente-teorica-6-sensor-e-imagem-digital/
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/questao362.htm
http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-digital-o-que-e-sensor
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/camera-sensors.htm

Arquivado em: Fotografia